RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO, BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS, NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p56-71

Palavras-chave:

responsabilidade social, sustentabilidade, estratégia, comunicação, setor farmacêutico

Resumo

O propósito do artigo é identificar a forma de apreensão do conceito de responsabilidade social pelas empresas do setor farmacêutico, comparar a comunicação da responsabilidade social das empresas brasileiras e estrangeiras, e caracterizar a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. Para tanto, discorre-se sobre o conceito de responsabilidade social e a articulação da responsabilidade social com a estratégia empresarial. A metodologia utilizada se caracteriza como exploratória, qualitativa, e bibliográfica, cujo desenvolvimento acontece por meio de um levantamento bibliográfico em projetos, programas e resultados de ações sociais disponibilizados publicamente nos sites das empresas do setor farmacêutico brasileiro, selecionadas para a pesquisa. Os resultados revelam que as empresas estudadas, nacionais e estrangeiras, utilizam o site corporativo para explicitar as ações de responsabilidade social. Aspectos críticos dizem respeito à identificação dos parceiros e dos resultados dos projetos e programas de responsabilidade social e, também, à divulgação dos relatórios de sustentabilidade. Além disso, a comunicação não é esclarecedora acerca do papel da responsabilidade social e sustentabilidade na estratégia competitiva das empresas do setor.

Biografia do Autor

Cândido Ferreira Silva Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor e Pesquisador do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa “Organizações, Gestão e Sociedade”.

Samuel Carvalho de Benedicto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor, Pesquisador e Coordenador do Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão Estratégica e Sustentabilidade". 

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutora em Ciência da Informação - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP / SP – Brasil. Professora e Pesquisadora da Faculdade de Administração e do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Marcos Ricardo Rosa Georges, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas.

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Publicado

2019-08-16

Edição

Seção

Artigos