FATORES DE INFLUÊNCIA NAS DECISÕES DO CONSUMIDOR: UM QUASE EXPERIMENTO COM MARCAS DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Maria Carolina Mirabella Belloque PUC-SP
  • Francisco Antonio Serralvo PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p71-84

Palavras-chave:

, Sustentabilidade, Consumo Consciente, Marcas

Resumo

: O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de gestão de marcas para orientar a escolha do consumidor para opções mais sustentáveis. O modelo pressupõe que os consumidores tenham diferentes graus de consciência sobre a sustentabilidade de produtos e serviços. Ao mesmo tempo, produtos e serviços também podem ser considerados em diferentes graus de sustentabilidade. Assim, a estratégia das marcas deve ser comunicar seus aspectos de sustentabilidade para atingir o consumidor que está no mesmo nível. Espera-se que a partir do momento estabelecido pelo modelo, no qual cada vez mais informações sejam veiculadas sobre os aspectos de sustentabilidade de produtos e serviços, os consumidores passem a ser mais conscientes e pelo menos mais informados. As variáveis independentes foram a imagem da marca e o preço. A variável dependente foi a intenção de compra do participante. Havia 402 consumidores sujeitos ao quase-experimento. Os resultados foram analisados em nível de marca e, em geral, mostraram que marcas mais sustentáveis cresceram na preferência dos participantes depois de receberem informações sobre os aspectos de sustentabilidade desse tipo de produto, mas essa preferência ganha foi parcialmente perdida quando os participantes estavam cientes do produto preços.

Downloads

Publicado

2019-08-16

Edição

Seção

Artigos