FATORES DE INFLUÊNCIA NAS DECISÕES DO CONSUMIDOR: UM QUASE EXPERIMENTO COM MARCAS DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i2p71-84Palavras-chave:
, Sustentabilidade, Consumo Consciente, MarcasResumo
: O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de gestão de marcas para orientar a escolha do consumidor para opções mais sustentáveis. O modelo pressupõe que os consumidores tenham diferentes graus de consciência sobre a sustentabilidade de produtos e serviços. Ao mesmo tempo, produtos e serviços também podem ser considerados em diferentes graus de sustentabilidade. Assim, a estratégia das marcas deve ser comunicar seus aspectos de sustentabilidade para atingir o consumidor que está no mesmo nível. Espera-se que a partir do momento estabelecido pelo modelo, no qual cada vez mais informações sejam veiculadas sobre os aspectos de sustentabilidade de produtos e serviços, os consumidores passem a ser mais conscientes e pelo menos mais informados. As variáveis independentes foram a imagem da marca e o preço. A variável dependente foi a intenção de compra do participante. Havia 402 consumidores sujeitos ao quase-experimento. Os resultados foram analisados em nível de marca e, em geral, mostraram que marcas mais sustentáveis cresceram na preferência dos participantes depois de receberem informações sobre os aspectos de sustentabilidade desse tipo de produto, mas essa preferência ganha foi parcialmente perdida quando os participantes estavam cientes do produto preços.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.