OS PADRÕES DE ENSINO E HABILIDADES DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE ESTUDOS DE NEGÓCIOS NO BRASIL: UM ESTUDO DO PESSOAL DE ENSINO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

  • Gilmara Lima de Elua Roble Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana
  • Éryka Eugênia Fernandes Augusto Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana
  • Fabio Rogério de Morais Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i3p26-39

Palavras-chave:

Padrões de ensino superior, Instituições públicas e privadas, Curso de administração de empresas, Habilidades de ensino

Resumo

O objetivo geral deste estudo é entender (do ponto de vista dos professores de Administração de Empresas no ensino superior) o que é necessário para ter aulas de boa qualidade que proporcionem aos alunos um retorno efetivo em termos de aprendizado. Foi empregada uma metodologia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório e de natureza descritiva; isso envolveu uma análise bibliográfica e documental, juntamente com entrevistas em profundidade, seguindo as diretrizes de um estudo semiestruturado, com doze professores oriundos de instituições públicas e privadas. Após a realização do estudo, verificou-se que o que caracteriza um bom professor é que ele possui uma boa base na didática e no conhecimento da matéria que está sendo ensinada. Isso envolve trabalho prático em sala de aula com relação ao assunto em questão e, de preferência, com base em sua própria experiência profissional. O professor também deve saber como fazer uso de novos recursos técnicos para que as aulas possam permitir que os alunos participem de uma maneira mais ativa. No entanto, também ficou claro que uma boa aula não depende apenas do professor, mas também da vontade dos alunos de aprender e da disponibilidade de um bom material didático. Além disso, é essencial que o corpo acadêmico seja apoiado pelas instituições de ensino do setor público e privado.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos