OS PADRÕES DE ENSINO E HABILIDADES DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE ESTUDOS DE NEGÓCIOS NO BRASIL: UM ESTUDO DO PESSOAL DE ENSINO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i3p26-39Palavras-chave:
Padrões de ensino superior, Instituições públicas e privadas, Curso de administração de empresas, Habilidades de ensinoResumo
O objetivo geral deste estudo é entender (do ponto de vista dos professores de Administração de Empresas no ensino superior) o que é necessário para ter aulas de boa qualidade que proporcionem aos alunos um retorno efetivo em termos de aprendizado. Foi empregada uma metodologia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório e de natureza descritiva; isso envolveu uma análise bibliográfica e documental, juntamente com entrevistas em profundidade, seguindo as diretrizes de um estudo semiestruturado, com doze professores oriundos de instituições públicas e privadas. Após a realização do estudo, verificou-se que o que caracteriza um bom professor é que ele possui uma boa base na didática e no conhecimento da matéria que está sendo ensinada. Isso envolve trabalho prático em sala de aula com relação ao assunto em questão e, de preferência, com base em sua própria experiência profissional. O professor também deve saber como fazer uso de novos recursos técnicos para que as aulas possam permitir que os alunos participem de uma maneira mais ativa. No entanto, também ficou claro que uma boa aula não depende apenas do professor, mas também da vontade dos alunos de aprender e da disponibilidade de um bom material didático. Além disso, é essencial que o corpo acadêmico seja apoiado pelas instituições de ensino do setor público e privado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.