CONVERSÃO DE UM CLUSTER DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA UM POLO DE ECONOMIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO MULTIDIMENSIONALREFLEXIVO DE SÉRGIO ALVES

Autores

  • Anderson Diego Farias da Silva http://orcid.org/0000-0002-9793-6512
  • Osíris Luís da Cunha Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Janann Joslin Medeiros Universidade de Brasília (UnB).
  • Nelson da Cruz Monteiro Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i3p83-99

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local, Porto Digital, Portomídia, Análise Organizacional, Modelo de Organização Multidimensional-Reflexivo

Resumo

Este estudo examina como a estrutura e o agente se manifestam durante o processo de conversão do Porto Digital, um Arranjo Produtivo Local Urbano (APL) para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) domiciliado na Região Metropolitana de Recife, no estado Pernambuco, em um polo de Economia Criativa intitulado Portomídia. Foi realizado um estudo de caso incorporado, utilizando o Modelo de Organização Multidimensional-Reflexivo (OMR) proposto por Sérgio Alves. A compilação do corpus para análise incluiu transcrições de entrevistas semiestruturadas e notas de observação de campo, além de documentos associados ao esforço de conversão. Os resultados indicam que as características organizacionais-administrativas do Portomídia se aproximam do tipo ideal libertador-transformacional descrito pelo Modelo de Organização MultidimensionalReflexivo de Alves, formato caracterizado pela presença de agentes com traços carismáticos de liderança e pela primazia do agente sobre a estrutura.

Biografia do Autor

Anderson Diego Farias da Silva

Professor, Pesquisador e Tutor EAD. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Facol (Unifacol), Especialista em Administração de Marketing pela Universidade de Pernambuco (UPE/FCAP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi Visiting PhD Student at HEC Montréal (Canadá).

Osíris Luís da Cunha Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil), mestre em Gestão de Turismo pela Beijing International Studies University (Beijing, China) e Graduado em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brasil). Atualmente sou diretor de marketing e de Operações do Instituto de Tecnologia de Pernambuco e pesquisador do Núcleo de Investigação em Economia Criativa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco. 

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestre em Administração pela Universidad de Deusto, País Basco, Espanha (1990) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Pós-doutorado pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD), Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa

Janann Joslin Medeiros, Universidade de Brasília (UnB).

Graduação em Ciência Política - University of Iowa (1964), Mestrado em Administração Pública - George Washington University (1972) e Doutorado em Administração Pública - University of Southern California (1986). Atualmente é pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília. Na área de Administração Pública pesquisa a implementação de políticas públicas.

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), mestre em Sociologia (2009) pela mesma universidade e graduação em Administração de Empresas pela UNICAP ? Universidade Católica de Pernambuco (2006). Atualmente é professor efetivo da UFPE no campus avançado do agreste CAA, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e do Programa de Pós-Grduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), vice coordenador da incubadora inova agreste da Universidade Federal de Pernambuco e vice coordenador do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como o Gestor do Parque de Eletroeletrônica de Pernambuco (PARQTEL). Foi pesquisador PCI no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste na área de Gestão de Tecnologia explorando ferramentas estratégicas, táticas e operacionais de gestão de open innovation. 

Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos