ESTRATÉGIA, PROCESSOS, CULTURA E FINANCIAMENTO A BASE PARA A INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i4p88-100

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Estratégia de Inovação, Processos de Inovação, Cultura da Inovação

Resumo

O que é preciso para as organizações inovarem? Embora existam várias classificações que definem a Gestão da Inovação, elas podem ser agrupadas em quatro categorias: Estratégia, Processos, Cultura e Financiamento. Enquanto a estratégia se concentra na ideia de que as organizações são pró-ativas para se adaptar rapidamente às mudanças e explorar oportunidades, os processos são determinantes para a definição dos problemas, validam e testam soluções adequadas ao mercado. Enquanto isso, a cultura está sendo necessária para alavancar a inovação e introduzir práticas de gestão do conhecimento e inovação contínua. A pesquisa enfocou o porquê e como, trazendo relevância para o contexto das organizações, seja social ou tecnológico, métodos experimentais, valor da aliança e mecanismos internos de orientação à inovação. O objetivo é fornecer uma visão integral e uma abordagem prática equilibrada para o desenvolvimento de produtos, serviços, redesenho do modelo de negócios de maneira sustentável. É uma tentativa de gerenciar o fator de incerteza e, ao mesmo tempo, identificar e gerar oportunidades através da capacidade de intervir proativamente no mercado com as partes interessadas e os sistemas técnicos. Dessa maneira, supera o ciclo mais curto de solução de problemas de gerenciamento, dentro de uma abordagem micro construtivista de pequenos grupos, de programas de mentoria.

 

Biografia do Autor

Joaquim José Carvalho Proença, Universidad de San Buenaventura Cartagena

Joaquin Jose Carvalho Proença did doctoral studies on Universitat Politècnica de València (Spain) and obtained a Master of Scientific Culture and Innovation at the same university. Researcher on innovation programs (and anything related to innovation processes, methodologies, culture, change management) that bring capabilities to sustainable innovation to entrepreneurs and small businesses, regardless of their human, financial resources, and organizational design. 

 

In the scope of innovation projects, he is the coordinator for creativity, innovation and entrepreneurship LAB at San Buenaventura University and did research, design, and development as mentor leader at SIM project in Colombia (with businesses in marketing & advertising, lighting design, platform for car integral services, visual audio production, home cleaning services, IT consulting industries) and coordinated, a managed service design project for hospital and hotel in Peru. 

 

Latest academic works published were: Living Lab Innovation Methodologies, Caderno de Administracao, Brazil; Innovation Programs Models: Design and management, Revista de Estudios e Pesquisa em Administração, 3(3) Brazil; Collaboration and Entrepreneurship Innovation Models, Horizontes Empresariales 18(2), Chile; Service Design for Innovation in Small and Medium Businesses, Global Busines Administration Journal 3(2), Peru. Conference proceedings at the R&D Management, Designing Innovation: Transformational Challenges for Organizations and Society, Politecnico de Milano, Italy.

Downloads

Publicado

2021-01-08

Edição

Seção

Artigos