ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA INOVAÇÃO SOCIAL EM PROJETOS QUE BUSCAM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i3p138-155

Palavras-chave:

Inovação social, Organizações sem fins lucrativos, Transformação social. Terceiro setor

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é investigar como as dimensões da inovação social, à luz do modelo Tardif e Harrisson (2005), se manifestam em projetos voltados para crianças e jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Segundo Tondolo (2013), o atendimento das diversas necessidades sociais, como educação, saúde e renda desenrola-se no terceiro setor que, ao produzir uma inovação social, promove o desenvolvimento e bem estar da população. Nesse sentido, pode-se afirmar que a inovação social é expressa como a cooperação e participação dos indivíduos que buscam atender demandas sociais não satisfeitas, por meio de soluções inovadoras, a fim da inserção no contexto do mundo globalizado e produzindo mais qualidade de vida (BIGNETTI, 2011). Essa pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Optou-se como estratégia de pesquisa por desenvolver um estudo de caso comparativo. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação direta. A análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti 7.5. Dessa forma, o primeiro caso não se encaixa completamente na denominação por questões metodológicas, já que não apresenta algumas características fundamentais de uma inovação social, segundo Tardif e Harrisson (2005). Já o segundo caso, se encaixa, mas com ressalvas pela não participação especificamente das crianças no processo de tomada de decisão. Isso não desmerece o trabalho exercido nos dois casos. Apenas por questões metodológicas e de acordo com a teoria estudada, o primeiro caso se aproxima mais de uma organização do terceiro setor com baixa participação dos beneficiários nas decisões. Ademais, elementos não abordados detalhadamente no modelo, mas aparentemente característicos do contexto analisado, são explicitados para serem melhor estudados futuramente.

Biografia do Autor

Júlia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Administração

Barbara Braga Cruz, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Economia Rural

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular do Departamento de Economia

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular do Departamento de Administração

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Publicado

2020-10-19

Edição

Seção

Artigos