GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Fernando José Lopes Faculdades Integradas Campos Salles, Faculdade Flamingo
  • Vivian Gava malta de Abreu Faculdade FIA de Administração e Negócios
  • Roberto Shizuo Kumasaka Faculdade Flamingo, São Paulo
  • Alessandro Marco Rosini Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, São Paulo, São Paulo e Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVAG, Cristo Rei, Várzea Grande, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i4p147-158

Palavras-chave:

Gestão por competência, Gestão do conhecimento, Educação Corporativa, Organização

Resumo

Competência é o ato de conhecer responsável e reconhecido, que envolve mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. A gestão do conhecimento é a coordenação sistemática e deliberada de pessoas, tecnologias, processos e estrutura organizacional da empresa com o objetivo de agregar valor por meio do uso, reaproveitamento e inovação. A relação entre as duas práticas aumenta o potencial de competitividade da organização. Para compreender essa relação, esta pesquisa analisou dados sobre as práticas relacionadas à gestão do conhecimento e à educação corporativa e à gestão por competências de organizações brasileiras por meio do banco de dados da pesquisa ‘Melhores Empresas para Trabalhar’ - com abordagem quantitativa. A análise dos dados permite inferir uma relação positiva entre as práticas que podem demonstrar uma área de recursos humanos mais atuante junto à estratégia de negócios e buscando elevar a competitividade da organização.

 

 

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Publicado

2021-01-08

Edição

Seção

Artigos