O USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Autores

  • Claudio Marcos Maciel da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-8334-3671
  • Marcelo Rosa Boschi Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Jorge Vieira da Rocha Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)
  • Sérgio Luiz de Argolo Bezerra Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i3p62-72

Palavras-chave:

Sustentabilidade Empresarial, Marketing, Mídia Social

Resumo

A imagem empresarial é um dos recursos mais valiosos para a sustentabilidade dos negócios. Considerando um cenário de recessão econômica e maior cobrança do papel social das empresas, torna-se necessária a incorporação de valores de responsabilidade sócio-ambiental. O objetivo deste estudo é analisar o uso das mídias sociais de empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), de forma a verificar o alinhamento entre a mensagem transmitida por estas empresas com os princípios da governança corporativa e sustentabilidade empresarial. Foram analisadas postagens realizadas durante o período de um ano nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) das 28 (vinte oito) empresas que compõem a carteira do ISE. Os resultados encontrados indicam que o Youtube é o canal onde as mensagens de responsabilidade empresarial são mais frequentes e possuem um volume maior de acessos. Quanto ao engajamento das empresas listadas no ISE, destacam-se as empresas do setor financeiro.  

Biografia do Autor

Claudio Marcos Maciel da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professor Adjunto da FACC/UFRJ. Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Marcelo Rosa Boschi, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Professor Adjunto da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Jorge Vieira da Rocha, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Professor da UNISUAM. Doutorando em Educação na Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) Campeche  Mexico

Downloads

Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos