Trabalho social voluntário
Um estudo de caso em uma escola de samba no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i4p69-76Palavras-chave:
Trabalho voluntário, Motivação, Projeto social, Escola de SambaResumo
O trabalho voluntário tem contribuído muito para o desenvolvimento social local e global. Muitas organizações se beneficiaram com esse tipo de trabalho. O Brasil costuma ser reconhecido internacionalmente tanto pelo futebol quanto pelo carnaval, ambos com fortes raízes étnicas. Porém, pouco se fala sobre o Impacto Social das chamadas Escolas de Samba que organizam as apresentações de carnaval. Este trabalho tem como objetivo mostrar como uma Escola de Samba de São Paulo, desenvolve um trabalho social em suas comunidades, que são muito importantes e valorizadas por ambas as comunidades pelas próprias instituições e pela sociedade; e, portanto, representam um importante tipo de Empreendedorismo Social Local. O objetivo da pesquisa é identificar o que motiva as pessoas a fazerem trabalho voluntário nas escolas de samba, o que as motiva e qual é o perfil do voluntário da Escola de Samba Unidos de Vila Maria. A pesquisa é qualitativa, exploratória e bibliográfica sobre a temática do voluntariado, e realizou pesquisa do tipo Grupo Focal com 8 integrantes de escola de samba. Os resultados da pesquisa mostram que, apesar de ainda existirem preconceitos, o trabalho voluntário em escolas de samba melhora a motivação e ajuda a entender como o mundo pode ser melhor quando são colocados em prática projetos que visam ajudar os marginalizados e desfavorecidos da sociedade.
Referências
Agency Brazil. Latest samba school’s news. Discover the history of samba schools. Agência Brasil, 2021. Available in: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/tags/escolas-de-samba>
Backes, D.S. et al. Focus group as a technique for collecting and analyzing data in qualitative research. The world of health. São Paulo: v. 35, 4, 2011:438-442.
Bareli, P. et al. Quality of life and main motivations for work. Getúlio Vargas Foundation. Journal of Management Sciences, 2010:173-184.
Base Step. The best samba schools in Brazil. 2021. Available in: <https://passobase.com/artigos/melhores-escolas-samba-brasil>
Cavalcante, C. Motivation in volunteer work: and expectative and motives in the Pastoral. Doctoral Thesis in Administration, Post-Graduate Program in Administration at the Federal University of Rio Grande do Norte, 2012. Available in:
Centro de Voluntariado de São Paulo. 2001. Available in: <http://voluntariado.org.br/default.php?p=texto.php&c=linha_tempo >
Costa de Assis, F. F. The social impact of samba schools in Rio de Janeiro through their social projects. Completion of course work. University of Sao Paulo. School of
Communication and Arts. 2019. Available in: <http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/francisco_fagner_costa_de_assis.pdf>
Costa, M. Synergy and social capital in the construction of social policies: the mango favela in Rio de Janeiro. Political Sociology Journal, Curitiba, 21, 2003:147-163.
Fabiani, N. T. P.; Colussi, E. Work and retirement: the emotional repercussions on the lives of retired elderly. Berthier, 2014.
Ferrarino, J. Voluntary work: isonomy or economy? Master's Dissertation - FGV - Fundação Getúlio Vargas, 2003.
Freitas, E. Treatise on Geriatrics and Gerontology. Koogan, 2011.
Gomes, S. C. Hedonistic Consumption as a reflection on the relationship between work and personal values. Doctoral Thesis - Pontifical Catholic University of São Paulo, Doctoral Program in Administration, 2016.
Kim, H. Formal for Informal: Executive flexible work. Thesis (Doctorate) - São Paulo School of Business Administration, 2008.
List of Samba Schools in Brazil. 2021. Available in: <https://carnaval.fandom.com/pt/wiki/Lista_de_escolas_de_samba_do_Brasil>
Neri, A. Development and aging: biological, psychological and sociological perspectives. Papirus, 2012.
Paiva, V. Samba schools: do you know which are the oldest clubs in Brazil?. Hypeness, 2021. Available in: <https://www.hypeness.com.br/2021/04/escolas-de-samba-voce-sabe-quais-sao-as-agremiacoes-mais-antigas-do-brasil/>
Pilati, R. Hess, M. A. Validity evidence of a Brazilian version of the Volunteer Functions Inventory – IFV. Psycho USF, v.16, n.3, 2011:275-284.
Rezende, J. G.; Benedini Brusadin , L. The Social Responsibility of Brazilian Samba Schools and their Action in the Paulistana Community. Revista Contribuções a las Ciencias Sociales, n. 30, Octobre-Diciembre 2015. Available in: < http://www.eumed.net/rev/cccss/2015/04/samba.html>
Souza, W. J.; Pereira de Medeiros, J. Voluntary work: reasons for its realization. Journal of Administration Sciences, 2012:93-102.
Vila Maria Social Project. Available in: <https://www.youtube.com/watch?v=kRlGtwJ61c8>
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.