Inovando o ensino de estruturas de dados com o projeto Solitaire e desenvolvimento socioemocionais e de Soft Skills

Autores

  • Lucy Mari Tabuti Pontifícia Universidade Católica de são Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2024v15i2p163-176

Palavras-chave:

Educação, Soft Skills, Socioemocionais, Tecnologia, Inovação

Resumo

Este artigo introduz uma abordagem educacional inovadora que combina o ensino de Estruturas de Dados com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A metodologia é exemplificada em um estudo de caso realizado em cursos de ciência da computação e engenharia da computação. O estudo envolveu a criação de uma versão digital de um jogo de cartas tradicional, com ênfase na compreensão dos conceitos do jogo e sua transposição para as estruturas de dados computacionais. Os resultados demonstraram que essa abordagem inovadora, além de aprimorar o desempenho acadêmico computacional dos estudantes, também permitiu a aplicação prática desses conhecimentos em suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, muitos estudantes relataram melhorias em sua qualidade de vida e habilidades interpessoais, destacando a importância de incorporar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ao ensino de conceitos técnicos. Essa abordagem demonstra um modelo educacional eficaz que transcende as fronteiras da sala de aula, preparando os estudantes além do sucesso acadêmico, também para uma vida plena e bem-sucedida.

Referências

Adipat, S. et al., 2021. Engaging students in the learning process with game-based learning: the fundamental concepts. International Journal of Technology in Education (IJTE), pp. P. 542-552.

Angeli, C. & Giannakos, M., 2020. Computational thinking education: issues and challenges. Elsevier Computers in Human Behavior, Volume vol. 105.

Behnamnia, N., Kamsin, A., Ismail, M. A. B. & Hayati, S. A., 2023. A review of using digital game-based learning for preschoolers. Journal of Computer in Education, pp. p. 602-636.

Chen, C.-C. & Tu, H.-Y., 2021. The effect of digital game-based learning on learning motivation and performance under social cognitive theory and entrepreneurial thinking. Frontiers in Psychology, Volume vol. 12.

Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L. & Stein, C., 2022. Introduction to Algorithms. 3rd edition ed. Massachusetts: MIT Press - Massachusettts Institute of Technology.

Dicheva, K. D. et al., 2020. Gamifying computer science courses with oneup learning. SIGCSE'20 - Proceedings of the 51st ACM Tecnhnical Symposium on Computer Science Education, 26 February, p. 1391.

Ferrari, R., Ribeiro, M. X., Dias, R. L. & Falvo, M., 2014. Estruturas de Dados com Jogos. Elsevier, 1a. Edição.

Freire, P., 1992. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Kaur, N. & Geetha, G., 2015. Play and Learn DS: interactive and gameful learning of data structure. International Journal of Technology Enhanced Learning, Volume Vol 7, pp. pages 44-56.

Kazimoglu, C., 2020. Enhancing confidence in using computational thinking skills via playing a serious game: a case study to increase motivation in learning computer programming. IEEE ACCESS, Volume vol. 8, pp. pp. 221831-221851.

Laine, T. H. & Lindberg, R. S. N., 2020. Designing engaging games for education: a systematic literature review on game motivators and design principles. EEE Transactions on Learning Technologies, Volume vol. 13, pp. pp. 804-821.

Mullen, J., Milechin, L. & Reuther, A., 2019. Cultivating professional technical skills and understanding through hands-on online learning experiences. 2019 IEEE Learning With MOOCS (LWMOOCS), pp. pp. 150-155.

Pereira, C. & Coutinho, D. J. G., 2023. Pesquisa qualitativa na área da educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, pp. pp. 992-1001.

Ponce, B. J., 2018. O Currículo e seus dessafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular. Currículo sem Fronteiras, n. 3 v. 18, pp. p. 785-800.

Rachid, L. & Hassan, A., 2020. Game-based learning and gamification to improve skills in early years education. Computer Science and Information Systems, Volume v. 17, pp. p. 339-356.

Vahldick, A., Farah, P. R., Marcelino, M. J. & Mendes, A. J., 2020. A blocks-based serious game to support introductory computer programming in undergraduate education. Elsevier: Computers in human behavior reports, Volume vol. 2.

Wu, Y., Li, Z., Li, U. & Liu, Y., 2021. Teaching reform and research of data structure course based on Boppps model and Rain classroom. ICPCSEE 2021. Communications in Computer and Information Science, Volume 1452.

Xin-Ai, X., Li-Na, W. & Chun-Ying, Q., 2021. Teaching quality evaluation of "data structure" courses based on principal component analysis and support vector machine. 2021 International Conference on Computer Engineering and Artificial Intelligence (ICCEAI), pp. pp. 431-435.

Yan, Y., Wang, H., Liu, G. & Huang, W., 2022. SPOC Project teaching research based on steam education concept: takes the secondary vocation school "data structure" course as an example. 2022 IEEE Intl Conf on Dependable, Autonomic and Secure Computing, Intl Conf on Pervasive Intelligence and Computing, Intl Conf on Cloud and Big Data Computing, Intl Conf on Cyber Science and Technology Congress , pp. pp. 1-5.

Zhang, J., Atay, M., Caldwell, E. R. & J., J. E., 2015. Reinforcing Student Understanding of Linked List Operations

Downloads

Publicado

2024-08-15