Transformação da realidade sociocultural no contexto do desenvolvimento das tecnologias dos media
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2025v16i1p131-142Palavras-chave:
Tecnologias de Mídia, Processo de Comunicação, Ambiente Informacional e Comunicativo, Violência Mediada pela MídiaResumo
O artigo fundamenta o estatuto científico categórico geral do conceito de realidade mediática e estabelece a natureza da sua relação com a realidade social. Introduz e explica os conceitos de sujeito e objeto de influência dos media, destacando o seu papel nos processos de alienação do ambiente informacional e comunicativo dos humanos. O significado da manipulação é definido como uma forma de interação convencionalmente determinada dentro da realidade mediática, considerando tanto a sua dinâmica positiva como negativa. O artigo fornece uma caracterização da performatividade como um método único de transformação da realidade sociocultural. Analisa modelos teóricos existentes de comunicação social e, com base nessa análise, desenvolve um modelo original de interação intersubjetiva na realidade mediática. São desenvolvidos métodos para avaliar o potencial sugestivo da informação social, e a importância da componente não verbal do processo de comunicação moderno é substanciada através da reflexologia comunicativa, do fenómeno da violência mediada pelos media e do discurso manipulador da publicidade. Por fim, o artigo descreve caminhos e métodos para formar um sujeito de comunicação social ativamente pensante, capaz de resistir à pressão manipuladora e de realizar o seu potencial humanístico.
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