A EVOLUÇÃO FINANCEIRA DO SETOR DE QUEIMADOS, SUA LEGITIMIDADE, SEU FINANCIAMENTO E SUA COMPLEXIDADE DURANTE O PERÍODO DE 2002 A 2010

Autores

  • Antonio Pescuma Júnior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
  • Aquilas Mendes USP e PUCSP
  • Paulo Cezar Cavalcante de Almeida FMUSP

Palavras-chave:

Evolução Financeira, Produção, Alta Complexidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever o tratamento de pacientes com Queimaduras, após a publicação das portarias GM 1273/MS e GM 1274/MS de 2000, a sua legitimidade a partir de 2002, sua complexidade e os volumes financeiros destinados pelo Governo Federal no período de 2002 a 2010. Com relação à metodologia, foram obtidos dados por intermédio da plataforma DATASUS relacionados ao número de AIHs, ao financiamento no período de 2002 a 2010, ao total de hospitais, a quantidade de internações em UTI e fora da UTI, a média de permanência de internação e as taxas de óbitos. A principal conclusão deste estudo foi a maior concentração de volume financeiro na região sul e sudeste do país, a falta de acesso ao atendimento em outras áreas geográficas e a necessidade de mais Investimento em tecnologia (UTIs) no setor. Por fim, são feitas considerações acerca destes dados empíricos e sugestões para novas pesquisas.

Biografia do Autor

Antonio Pescuma Júnior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Economista e Mestrando em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Aquilas Mendes, USP e PUCSP

Professor Doutor da Faculdade de Saúde Pública /USP e do Departamento de Economia da PUC-SP

Paulo Cezar Cavalcante de Almeida, FMUSP

Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Consultor Técnico da Coordenação Geral da Média e da Alta Complexidade (CGMAC), do Departamento de Atenção Especializada (DAE), da Secretaria de Assistência a Saúde (SAS), pertencente ao Ministério da Saúde (MS)

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos