O acesso às informações: classificação de riscos, auditorias e contabilidade

Autores/as

  • Maryse Farhi
  • Marcos Antonio Macedo Cintra

Palabras clave:

Agência de Classificação de Risco de Crédito, rating, empresas de auditoria, empresas de contabilidade, transparência de informações.

Resumen

O artigo procura discutir os mecanismos de acesso dos investidores às informações relevantes para suas tomadas de decisão. Inicialmente, enfoca o papel dos sistemas de classificação de risco de crédito concedidos por agências especializadas e descreve o processo de surgimento e de expansão dessas Agências. O comportamento eminentemente pró-cíclico das classificações emitidas por essas empresas se evidencia nas crises dos países do Sudeste Asiático, da Rússia, do Brasil, bem como no processo de desvalorização das bolsas americanas. Dúvidas e desconfianças sobre as recomendações dos analistas de valores, os balanços das corporações, as empresas de auditorias e as classificações atribuídas pelas Agências tendem a desencadear um reforço dos mecanismos de regulamentação e supervisão em detrimento dos de autoregulação.

Cómo citar

Farhi, M., & Cintra, M. A. M. (2012). O acesso às informações: classificação de riscos, auditorias e contabilidade. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 13(1(21). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/12032

Número

Sección

Artigos