A CIDADE DE SÃO PAULO: MUDANÇAS NA ECONOMIA METROPOLITANA

Autores/as

  • Ricardo Carlos Gaspar PUCSP

Palabras clave:

economia metropolitana, desenvolvimento regional, cidade de São Paulo

Resumen

O presente texto aborda aspectos econômicos e políticos relevantes derivados da nova morfologia do grande aglomerado urbano que constitui São Paulo, cuja configuração atual adquiriu expressão a partir do último quartel do século passado. Na primeira seção, recuperamos alguns condicionantes históricos relacionados às políticas de ajuste recessivo dos anos 1980-90 e suas implicações no Brasil e na região metropolitana paulista. Logo, identificamos as principais dinâmicas metropolitanas associadas à globalização e suas manifestações em São Paulo, para, na sequência final, analisar mais de perto as novas determinações que se desenham na região metropolitana de São Paulo, produzindo como resultante o reforço de sua centralidade, daí extraindo algumas conclusões gerais para construir uma política de desenvolvimento regionalmente equilibrada no Brasil.

Biografía del autor/a

Ricardo Carlos Gaspar, PUCSP

Professor-Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Atuárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA–PUCSP) e Coordenador do Curso de Especialização “Economia Urbana e Gestão Pública” (COGEAE–PUCSP)

Publicado

2012-07-29

Cómo citar

Gaspar, R. C. (2012). A CIDADE DE SÃO PAULO: MUDANÇAS NA ECONOMIA METROPOLITANA. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 23(1(41). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/12382

Número

Sección

Artigos