NOVO CONSENSO MACROECONÔMICO: TENTATIVA DE SINTETIZAÇÃO E APLICABILIDADE À ECONOMIA BRASILEIRA

Autores/as

  • Irina Mikhailova Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Piper Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Novo Consenso Macroeconômico, política monetária, função da reação

Resumen

O trabalho visa compreender as idéias apresentadas por diferentes autores consideradospertencentes ao Novo Consenso Macroeconômico e verificar a aplicabilidade de preceitos relativos àreferida linha de pensamento no que tange à realidade empírica nacional. Propõe-se uma tentativa desintetização teórica e formal do Novo Consenso Macroeconômico, obtendo-se um conjunto de pilaresteóricos e um modelo formal únicos. Utiliza-se a Regra da Conduta da Política Monetária obtida (funçãode reação) para verificar a adequação da conduta das autoridades monetárias nacionais às idéiasrelativas ao Novo Consenso Macroeconômico, fazendo-se uso de instrumental econométrico. Concluiseque a condução da política monetária nacional segue as proposições gerais do Novo ConsensoMacroeconômico.

Biografía del autor/a

Irina Mikhailova, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Economia pelo Instituto de Finanças e Economia de São Petersburgo, Rússia. ProfessoraAdjunta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Denise Piper, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

Mikhailova, I., & Piper, D. (2012). NOVO CONSENSO MACROECONÔMICO: TENTATIVA DE SINTETIZAÇÃO E APLICABILIDADE À ECONOMIA BRASILEIRA. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 23(2(42). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/13068

Número

Sección

Artigos