O “Campo Financeiro”: Algumas Considerações sobre a Dinâmica de Legitimação das Finanças no Início do Século XXI

Autores/as

  • Vivian Garrido Moreira Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

sistema financeiro, campos sociais, crises capitalistas

Resumen

A principal contribuição deste ensaio consiste na aplicação do conceito sociológico de campo ao setor financeiro da economia, oferecendo a proposição do conceito de campo financeiro. Mostrou-se de que forma os produtos financeiros vêm atingindo as esferas individual e coletiva da sociedade e a relação do Estado e outras instituições com o campo financeiro. Através desta sugestão foi possível repensar a importância das instituições do capitalismo atual na geração de identidades e convergências entre as esferas mencionadas. Por fim, destaca-se a condição de legitimidade social adquirida por esse campo, embora sua manutenção se apresente como um permanente desafio.

Biografía del autor/a

Vivian Garrido Moreira, Universidade Estadual de Londrina

Economista com doutorado na área de desenvolvimento econômico pela FEA-USP/SOAS-University of London e pós-doutoranda da UEL.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

Moreira, V. G. (2017). O “Campo Financeiro”: Algumas Considerações sobre a Dinâmica de Legitimação das Finanças no Início do Século XXI. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 28(2(52), pg. 13–30. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/28072

Número

Sección

Artigos