A contribuição de Kalecki para a teoria macroeconômica a partir de sua obra: Teoria da Dinâmica Econômica
Palabras clave:
Macroeconomia, Demanda Efetiva, Ciclos de Crescimento,Resumen
Este artigo analisa a contribuição de Michal Kalecki para a teoria econômica, por meio de sua obra “Teoria da Dinâmica Econômica”, apresentando o princípio da demanda efetiva, o papel da distribuição de renda na formação dos preços e na determinação do investimento e por fim o ciclo de crescimento e instabilidade próprios do capitalismo, apontando elementos conceituais que contribuíram no campo da heterodoxia à compreensão da dinâmica capitalista.
Citas
GUALDA, Neio Lucio Peres & NOJIMA, Daniel. Distribuição de Renda versus Demanda Efetiva em Keynes e Kalecki. Revista de Economia Mackenzie, vol.4, nº 4, 2006, p 112-135.
KALECKI, M. (1954) Teoria da dinâmica econômica: ensaio sobre as mudanças cíclicas e a longo prazo da economia capitalista. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Economistas).
KEYNES, J.M. (1936) A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Atlas, 1982 (Os Economistas).
POSSAS, Mario Luiz. Demanda Efetiva, Investimento e Dinâmica – A atualidade de Kalecki para a teoria macroeconômica. R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 3(2): 17-46, jul./dez. 1999.
________. Dinâmica da Economia Capitalista. Uma Abordagem Teórica. São Paulo, Editora Brasiliense. 1987
________. Demanda efetiva, investimento e dinâmica: a atualidade de Kalecki para a teoria macroeconômica. In: POMERANZ, L. et al. Dinâmica econômica do capitalismo contemporâneo: homenagem a M. Kalecki. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. p.99-126.
POSSAS, Mario Luiz & BALTAR, Paulo. E.A. Demanda Efetiva e Dinâmica em Kalecki. Revista: Pesquisa e Planejamento Econômico (11-1), abril, 1981.
SANT´ANA, Crescimento e Ciclo em um modelo kaleckiano com tendência parcialmente endógena, Dissertação de Mestrado, UFRJ, 2011.
VAZQUEZ , Daniel Arias & CONTENTO, Giuliano. A instabilidade inerente às economias de mercado: Um resgate das Idéias de Keynes e de Kalecki. Pesquisa & Debate, SP, volume 20, número 1, pp. 127-143, 2009