A contribuição de Kalecki para a teoria macroeconômica a partir de sua obra: Teoria da Dinâmica Econômica

Autores/as

  • Andreia Marques Duarte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Macroeconomia, Demanda Efetiva, Ciclos de Crescimento,

Resumen

Este artigo analisa a contribuição de Michal Kalecki para a teoria econômica, por meio de sua obra “Teoria da Dinâmica Econômica”, apresentando o princípio da demanda efetiva, o papel da distribuição de renda na formação dos preços e na determinação do investimento e por fim o ciclo de crescimento e instabilidade próprios do capitalismo, apontando elementos conceituais que contribuíram no campo da heterodoxia à compreensão da dinâmica capitalista. 

Biografía del autor/a

Andreia Marques Duarte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Economista, Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Mestre pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Participou de projeto de extensão universitária pela ARII PUC/SP em parceria com o Programa de Intercâmbio internacional (CEPA) na Alemanha, França, Bélgica e Luxemburgo, que incluiu visitas técnicas ao Parlamento Europeu, Comissão Européia, Banco Central Alemão, Banco Central Europeu, Centro para Pesquisa Econômica Européia, Eurostat, OTAN, OCDE e Câmara Brasileira de Comércio, mini-curso na Universidade de Goethe e Science Po (2012). Com atuação profissional no mercado financeiro e de capitais, desempenhou atividades de gestão de investimento em bancos como Citibank e JP Morgan e foi consultora no Ministério da Cultura desenvolvendo pesquisa aplicada à avaliação de políticas públicas. Pesquisador(a) de temas relacionados às Finanças, Economia Internacional, Fluxos de Capitais e Balanço de Pagamentos participa atualmente do grupo de pesquisa sobre Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (DEPE-PUC/SP). Realizou estágio-docência em Economia Internacional (carga horária: 70 H) como exigência para obtenção do titulo de mestre.

Citas

GUALDA, Neio Lucio Peres & NOJIMA, Daniel. Distribuição de Renda versus Demanda Efetiva em Keynes e Kalecki. Revista de Economia Mackenzie, vol.4, nº 4, 2006, p 112-135.

KALECKI, M. (1954) Teoria da dinâmica econômica: ensaio sobre as mudanças cíclicas e a longo prazo da economia capitalista. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Economistas).

KEYNES, J.M. (1936) A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Atlas, 1982 (Os Economistas).

POSSAS, Mario Luiz. Demanda Efetiva, Investimento e Dinâmica – A atualidade de Kalecki para a teoria macroeconômica. R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 3(2): 17-46, jul./dez. 1999.

________. Dinâmica da Economia Capitalista. Uma Abordagem Teórica. São Paulo, Editora Brasiliense. 1987

________. Demanda efetiva, investimento e dinâmica: a atualidade de Kalecki para a teoria macroeconômica. In: POMERANZ, L. et al. Dinâmica econômica do capitalismo contemporâneo: homenagem a M. Kalecki. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. p.99-126.

POSSAS, Mario Luiz & BALTAR, Paulo. E.A. Demanda Efetiva e Dinâmica em Kalecki. Revista: Pesquisa e Planejamento Econômico (11-1), abril, 1981.

SANT´ANA, Crescimento e Ciclo em um modelo kaleckiano com tendência parcialmente endógena, Dissertação de Mestrado, UFRJ, 2011.

VAZQUEZ , Daniel Arias & CONTENTO, Giuliano. A instabilidade inerente às economias de mercado: Um resgate das Idéias de Keynes e de Kalecki. Pesquisa & Debate, SP, volume 20, número 1, pp. 127-143, 2009

Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Duarte, A. M. (2019). A contribuição de Kalecki para a teoria macroeconômica a partir de sua obra: Teoria da Dinâmica Econômica. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 31(1(55). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/34600

Número

Sección

Artigos