Teoria da ação na escola neoclássica: uma resenha crítica

Autores/as

  • André Guimarães Augusto

Resumen

O objetivo desse texto é apresentar uma resenha crítica da teoria da ação na escola neoclássica. É enfocada a teoria das finalidades do agir na escola neoclássica, sintetizada no conceito de utilidade. É apresentado também o conceito de racionalidade, ressaltando seu caráter instrumental e dedutivo. São discutidas as hipóteses cognitivas do conceito de racionalidade e é apresentado o conceito de racionalidade limitada.É apresentada e discutida a escolha com incerteza. e o caráter paramétrico da racionalidade neoclássica.

Biografía del autor/a

André Guimarães Augusto

Doutor em Economia, professor do Departamento de Economia da UFF. E-mail: andre@economia.uff.br

Cómo citar

Augusto, A. G. (2011). Teoria da ação na escola neoclássica: uma resenha crítica. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 21(2(38). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/7396

Número

Sección

Artigos