Mobilidade de alunos em um quase-mercado escolar: análise econômica da situação na comunidade francesa da Bélgica

Autores

  • Fábio D. Waltenberg
  • Vincent Vandenberghe

Palavras-chave:

economia da educação, mobilidade de alunos, quase-mercado, organização do sistema de ensino, Bélgica

Resumo

Este artigo expõe o enquadramento teórico e os principais resultados de uma análise econômico-quantitativa da mobilidade de alunos na Comunidade Francesa da Bélgica. Mobilidade é entendida aqui como o conjunto de mudanças de escola realizadas pelos alunos no ensino primário. Os objetivos da pesquisa eram: identificar a natureza da mobilidade de alunos, avaliar sua intensidade, compará-la (no tempo e no espaço) aos níveis detectados por outros estudos, apontar as variáveis que possivelmente a determinam e procurar compreender algumas de suas implicações. O apêndice apresenta sucintamente, ao leitor não familiarizado com a Bélgica, algumas informações relevantes sobre esse país e seu sistema de ensino.

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Como Citar

Waltenberg, F. D., & Vandenberghe, V. (2012). Mobilidade de alunos em um quase-mercado escolar: análise econômica da situação na comunidade francesa da Bélgica. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 17(2(30). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/11825

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Artigos