Resenha do livro Será a condição humana uma monstruosidade?, de Adriano Messias

Autores

  • Gustavo Rick Amaral Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2019i20p132-137

Resumo

Adriano Messias começa o livro pela constatação da presença do ciborgue entre nós e como a passagem desta estranha figura das telas cinematográficas e das páginas da literatura para o nosso cotidiano nos convida a repensar a própria condição humana. A exposição do autor permanece durante toda a obra a uma distância segura do tom otimista que encontramos naqueles panegíricos publicitários de empresas do Vale do Silício e de seus arautos no mundo acadêmico. Por outro lado, Messias também se afasta bastante dos tons mais sombrios de um discurso apocalíptico que encontramos em abordagens críticas sobre o cenário contemporâneo.

Biografia do Autor

Gustavo Rick Amaral, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2014) da PUC/SP e mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (2009) também da PUC-SP. É professor dos cursos de Jornalismo e RTVi da Universidade Anhembi-Morumbi. Foi coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) no período 2015-2016. Foi professor no curso de Comunicação Social e do curso de Filosofia da Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) no período 2012-2016. É pesquisador do Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP/PUC-SP) e do grupo de pesquisa Transobjeto (dedicado ao estudo da relação entre o realismo especulativo e o realismo peirceano). Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2006).

Referências

MESSIAS, Adriano. Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura. São Paulo: Educ/Fapesp, 2016a.

MESSIAS, Adriano. Quando os robôs usarem Dior: Angústias Ontológicas e Confusão de Fronteiras em Real Humans. In: Denis, Renó; Américo, Marcos (Orgs.). Ficção e documentário: memória e transformação social. Rosário: Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2016b.

MESSIAS, Adriano. Entre zumbis, ciborgues e fantasmas: interfaces entre o corpo, a tecnologia e a educação. In: Fusaro, Marcia (Org.). Artes tecnológicas aplicadas à educação. São Paulo: COD3S, 2018a.

MESSIAS, Adriano. Norman Bates no divã: uma taxidermia sintomatológica do contemporâneo. In: Primati, Carlos; Saldanha, Beatriz (Orgs.). Única: estudos hitchcockianos. São Paulo: Clepsidra, 2018b.

MESSIAS, Adriano. Comunicação e Antropoceno – os desafios do humano. São Paulo: Educ, 2019a.

MESSIAS, Adriano. Todos los monstruos de la Tierra: bestiario del cine y de la literatura. Madri: Punto de Vista, 2019b.

Downloads

Edição

Seção

Resenhas