Bioceno: as revoluções da Terra e a nova era da vida artificial

Autores

  • Rodrigo Petronio Fundação Armando Álvares Penteado

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i22p105-120

Palavras-chave:

Bioceno, Mesoceno, Algoritmos, Sistemas, PeTaL, Paleomimesis, Fisiomimesis, Biomimesis, Antropomimesis

Resumo

Há alguns anos concebi e comecei a desenvolver um novo conceito a partir de um neologismo: “bioceno”. Ao pesquisar o termo “bioceno” em inglês, deparei-me com um nome solitário, isolado como uma ilha no oceano da internet: Vikram Shyam. Shyam é pesquisador da nasa na área de engenharia e inteligência artificial. Neste ensaio, dialogo com os conceitos de paleomimesis, fisiomimesis, biomimesis e antropomimesis desenvolvidos por Shyam. O conceito de Bioceno de que me valho e que tenho desenvolvido em minhas pesquisas incorporou aspectos da teoria de Shyam. Entretanto, pretendo expandi-lo a partir de dois pontos: uma revisão do conceito de Antropoceno e uma descrição do conceito de Mesoceno, criado por mim a partir da teoria dos mesons. Por ora, este artigo se limita a circunscrever alguns aspectos do Bioceno a partir de quatro objetivos: 1. Estabelecer o que seria uma nova (ceno) época da vida (bíos) que emerge agora com o fim do Holoceno a partir do conceito de Bioceno e da PeTaL (Tabela Periódica da Vida), ambos desenvolvidos por Shyam. 2. Retificar as limitações inerentes ao conceito de Antropoceno. 3. Propor uma acepção de bíos não mais ligada às dicotomias orgânico-inorgânico. 4. Definir por que essa nova época da bíos nasce de uma confluência entre natureza e inteligência artificial e, dessa forma, deve extrapolar a noção de época e inaugurar uma nova era para o sapiens: a era da vida artificial. 5. Propor uma concepção conexionista dos seres vivos, definidos pelos graus de mediações que estabelecem entre si, não por suas qualidades primárias.

Biografia do Autor

Rodrigo Petronio, Fundação Armando Álvares Penteado

Rodrigo Petronio é escritor e filósofo. Autor, organizador e editor de diversas obras. Doutor em Literatura Comparada (UERJ), Professor Titular da faap e pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) PUC-SP, onde desenvolveu Pós-Doutorado sob a supervisão de Lucia Santaella.

Referências

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Tradução de Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Universidade de Brasília, 1991.

SHYAM, Vikram. Biocene: beyond evolution (Conferência, Cleveland Museum of Natural History, 14 mar. 2019). Disponível em: clevelandohio.gov/node/14956. Acesso em: 26 abr. 2020.

SHYAM, Vikram. The Biocene: the age of new life beyond evolution. Waltham, MA: Academic Press, 2021 (no prelo).

SHYAM, Vikram et al. PeTaL (Periodic Table of Life) and physiomimetics. Designs 3(3), 43, 2019. Disponível em: doi.org/10.3390/designs3030043. Acesso em: 26 abr. 2020.

Downloads

Publicado

— Atualizado em 2021-09-23

Versões

  • 2021-09-23 (2)
  • (1)