APREND.AI

Inteligência Artificial Generativa no ensino superior

Autores

  • Tina Fonseca Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lucila Campiglia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28p87-107

Palavras-chave:

aprendizagem assistida por IA, avaliação educacional, modelo de mudança, design ético, meta-aprendizagem

Resumo

O capítulo propõe um framework de design ético para a transformação do cenário educacional, abordando a colaboração entre uma instituição de ensino superior (IES) e Inteligências Artificiais (IA), especialmente a Generativa (IAG), desempenhando atividades antes exclusivas dos humanos. Diante da urgência de repensar as práticas de ensino-aprendizagem, especialmente nas avaliações tradicionais, surge o
Design Ético de Modelo de Mudança, denominado Aprend.ai. Essa abordagem visa fornecer à comunidade acadêmica um ambiente controlado para orientar a transição, revisando competências curriculares para integrar IAG às práticas de ensino-aprendizagem, com a participação ativa de alunos e professores.

Biografia do Autor

Tina Fonseca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora, bolsista do CNPq, jornalista e editora, docente. Consultora de modelo de mudança ético para uso de IAGs em ambientes educacionais e o uso assistivo de IAs, IAGs, RV, RA e RM no ensino profissionalizante inclusivo - ra00341800@pucsp.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4766-1784.

Lucila Campiglia

Mestranda em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM, pós-graduada em Negócios da Moda pelo Senac SP, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP. É palestrante, docente e pesquisadora em comunicação, semiótica e tecnologia. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-9054-8979.

Referências

ABEND, Gabriel. The moral background: an inquiry into the history of business ethics. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275154538_The_Moral_Background_An_Inquiry_into_the_History_of_Business_Ethics. Acesso em: 2 jan., 2024.

ALAN, Sokal. Transgressing the boundaries: towards a transformative hermeneutics of quantum gravity. Social Text, v. 46/47, p. 217-252, 1996. Disponível em: https://physics.nyu.edu/sokal/transgress_v2/transgress_v2_singlefile.html. Acesso em: 24 jan., 2024.

ALEXANDER, Jonathan. Student’s right to write. Inside Higher, Ed. 2023. Disponível em: https://www.insidehighered.com/opinion/views/2023/11/22/students-have-right-write-ai-era-opinion. Acesso em: 15 jan., 2024.

ANNAN, Kofi. Secretary-General Kofi Annan’s message on the International Day of Disabled Persons, observed on 3 December 2004. Disponível em: https://press.un.org/en/2004/sgsm9628.doc.htm. Acesso em: 21 jan., 2024.

ARAYA, Roberto. Teacher training, mentoring or performance support systems? Advances in Intelligent Systems and Computing. Centro de Investigación Avanzada en Educación, Universidad de Chile, Santiago, 2018. Disponível em: https://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/169660/Teacher_training.pdf. Acesso em: 21 jan., 2024.

BALL, Philip. Computer conference welcomes gobbledegook paper. Nature, London, v. 434, p, 946 21 April, 2005. Disponível em: https://rdcu.be/dwsHL. Acesso em: 5 jan., 2024.

CHATGPT USED BY TEACHERS more than students, new survey from Walton Family Foundation finds. Walton Family Foundation Education, March 1, 2023. Disponível em: https://www.waltonfamilyfoundation. org/chatgpt-used-by-teachers-more-than-students-new-survey-from-walton-family-foundation-finds. Acesso: 10 jan., 2024.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Aurélio Guerra Neto, et. al., Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FERREIRA, Sulane C. Apartheid digital em tempos de educação remota: Atualizações do racismo brasileiro. Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 11-24, 2020.

FERRY, Luc. A inovação destruidora: ensaio sobre a lógica das sociedades modernas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

GABRIEL, Martha. Educação na era digital: conceitos, estratégias e habilidades. São Paulo: Atlas, 2023.

GATTI, Daniel C.; FONSECA, Tina. O design ético de modelo de mudança para o uso de IAG como ferramenta de ensino. Projeto de pesquisa apresentado no 4º Congresso de Inteligência Artificial da PUC-SP. São Paulo: 7-8 nov. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/@TIDDPUCSP. Acesso em: 10 jan., 2024.

GREENE, Daniel; HOFFMAN, Anna Lauren; STARK, Luke. Better, nicer, clearer, fairer: A critical assessment of the movement for ethical artificial intelligence and machine learning. In: Bui, Tung (ed.), 52nd Hawaii International Conference on System Sciences, HICSS 2019, Grand Wailea, Maui, HI, 8-11 Jan. 2019. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/849782a6-06bf-4ce8-9144-a93de4455d1c/content. Acesso em: 10 jan., 2024.

LABBÉ, Cyril. Ike Antkare one of the great stars in the scientific firmament. International Society for Scientometrics and Informetrics Newsletter, 2010, ed. 6, vol. 2, p. 48-52. Disponível em https://hal.science/hal-00713564/document. Acesso em: 20 jan., 2024.

LOVE, Ruth B. De uma administradora escolar. In: ADLER, M. (Org.) A proposta Paidéia: um manifesto educacional. Campinas: Cedet, 2021. p. 87-88.

NIELSEN, Jacob. 10 Usability heuristics for user interface design. Nielsen Norman Group, 1994. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics. Acesso em: 21 jan., 2024.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Brasília: Cortez / Unesco, 2002.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Nasic Books, 1980.

Pedro, Francesc, et al. Artificial intelligence in education: Challenges and opportunities for sustainable development. Paris: UNESCO (= Working Papers on Education Policy, 7). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366994. Acesso em: 10 jan., 2024.

SANTAELLA, Lucia. Há como deter a invasão do CHATGPT? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.

SHENNAN, Stephen. Genes, memes and human history: Darwinian archaeology and cultural evolution. London: Thames & Hudson, 2002.

SHILTON, Katie. Engaging values despite neutrality. Science, Technology & Human Values, London, v. 43, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0162243917714869. Acesso em: 22 jan. 2024.

VAN NOORDEN, Richard. The ethical questions that haunt facial-recognition research. Nature, London, v. 587, n.7834, p.:354-358, nov. 2020. Disponível em: go.gale.com/apps/doc/A650829229/AONE?u=anon~7abbd4d2&sid=googleScholar&xid=2277a752. Acesso em: 22 jan., 2024.

UNESCO IESALC (Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe). ChatGPT, artificial intelligence and higher education. World Education Blog, 2023. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/en/2023/04/14/chatgpt-and-artificial-intelligence-in-higher-education-quick-start-guide-and-interactive-seminar/. Acesso em: 8 jan., 2024.

UNESCO. Artificial Intelligence in Education: Challenges and opportunities for sustainable development. Education Sector, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366994. Acesso em: 10 jan., 2024.

UNESCO. Para aproveitar a era da Inteligência Artificial na educação superior: um guia às partes interessadas do ensino superior, 2023. Disponível em: https://en.unesco.org/open-access/terms-use-ccbysa-port. Acesso em: 10 jan., 2024.

VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2020.

VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign e meta-aprendizagem: da estética ao cosmo. Medium, mar. 14, 2022. Disponível em: https://caiovassao.medium.com/metadesign-e-meta-aprendizagem-da-est%C3%A9tica-ao-cosmo-1f35b7b9a92b. Acesso em: 8 jan., 2024.

VASSÃO, Caio Adorno; FREITAS, Julio César; MARIN, Túlio C.T. Infraestrutura em computação pervasiva para suporte à pesquisa acadêmica colaborativa. In: Anais do II Congresso Internacional de Design da Informacao. Sao Paulo: Senac, 2005.

WICKRAMASINGHE, Bimali. Human-computer interaction – principles, evaluation and universal design principle. Medium, 2020. Disponível em: https://bimalics.medium.com/human-computer-interaction-principles-evaluation-and-universal-design-principle-3687123b5b2a. Acesso em: 15 jan., 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-14