Venenosas, nocivas e suspeitas

uma orquestração entre epistéme, techné e poiésis

Autores

  • Lucia Santaella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2025i31p195-204

Palavras-chave:

IA Generativa, arte política, epistéme, techné, poíesis

Resumo

Este artigo está dedicado à discussão das parcerias entre arte e inteligência artificial generativa. Para isso será utilizado como exemplo de realização admirável, a obra Venenosas, nocivas e suspeitas, de Giselle Beiguelman, em exposição na Fiesp de São Paulo de novembro-2024 a abril-2025. A obra é admirável não só porque apresenta o uso da inteligência artificial como exponenciação do controle da artista sobre o seu processo de geração criativa quanto também porque incide politicamente sobre o apagamento histórico do feminino e da tendência estatística ao etarismo dos algoritmos de IA. Qualidade maior do trabalho encontra-se na rara integração entre os princípios da epistéme, techné e poiésis que é levado a cabo.

Biografia do Autor

Lucia Santaella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPq, professora titular da PUC-SP. Foi pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Publicou 57 livros e organizou 354, além da publicação de mais de 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005), o prêmio Luiz Beltrão (2010) e o Sebeok Fellow Award (2025). E-mail: lbraga@pucsp.br. Orcid: 0000-0002-0681-6073.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Santaella, L. (2025). Venenosas, nocivas e suspeitas: uma orquestração entre epistéme, techné e poiésis. TECCOGS: Revista Digital De Tecnologias Cognitivas, (31), 195–204. https://doi.org/10.23925/1984-3585.2025i31p195-204

Edição

Seção

Extra Dossiê