Nomear o Verbo (e o verbo)

Prof. Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira*
Prof. Dr. Marcelo Furlin**
* Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
** Programa de Pós-Graduação em Educação
Voltar ao Sumário

 

Iniciamos este prefácio com a inspiração do hino que abre o evangelho de João – “No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). O versículo, matizado pelas tintas de Gênesis, revela o Verbo, que é Deus. “Eu sou” (Ex 3,14) é o nome de Deus: verbo de estado, de ligação, que contempla, em um só verbo, o sagrado e o humano. Eu sou também é verbo de ação (ou de ações). Deus cria, anuncia, envia, liberta. Eu sou é o nome de Deus para sempre (cf. Ex 3,15), traçado no estado e na ação da humanidade, ab initio, ad infinitum.

Criado à imagem de Deus (cf. Gn 1, 27), o ser humano recebe a arte do Verbo. O cenário paradisíaco, favorável à prosperidade e ao bem-estar pleno (cf. Gn 1, 28-31), desenha a moldura para o ato de nomear (cf. Gn 2,20). Surge, nessa instância, a manifestação do ser vocacionado pelo Verbo para conceber e nutrir o verbo. Homo (e mulier) narrans, homem e mulher que narram a experiência, em estado e em ação, de criar o mundo, a exemplo do Criador.

Nossa reflexão prossegue na perspectiva instigante de nomear. Com efeito, as percepções da humanidade, como condição de existência, são metaforizadas por meio de palavras; em um processo semelhante, as interfaces com o sagrado sugerem hermenêuticas, alcançam substância, ganham nomeações. Em tal movimento, o Verbo e o verbo compõem uma tessitura (inconclusa) de confluências entre o céu e a terra.

A iniciativa de nomear Deus ilustra o pensamento dos(as) autores(as) desta edição da Revista de Literaturas e Teologias. Por vias diversas – de literaturas, teologias, filosofias, entre outras, os(as) pesquisadores(as) apresentam inquietações que pretendem questionar um ato. Nomear significa designar pelo nome, dar nome, dizer o nome. Nomear Deus significa perceber pelo nome, acolher o nome, invocar o nome. Ato de linguagem, repleto de eterna busca.

Desejamos uma leitura reveladora, movida pela sugestão dos nomes.