Das HQ’s como discurso teológico: análise de x-men – deus ama, o homem mata, de Chris Claremont na perspectiva da soteriologia de Paul Tillich

Authors

  • Carlos Ribeiro Caldas Filho Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p70-90

Keywords:

Teologia nerd – Histórias em Quadrinhos – Alteridade – Fanatismo religioso – Paul Tillich

Abstract

As HQ’s (Histórias em quadrinhos) constituem-se em uma das mais difundidas formas de arte sequencial da contemporaneidade. Os antigos gibis, ainda que possam ser considerados por alguns teóricos como forma inferior de arte ou cultura, têm despertado a atenção e o interesse de estudiosos de diferentes campos do saber, em diferentes latitudes. Neste sentido, observa-se que, por enquanto (no Brasil pelo menos), não tem sido muito expressivo o estudo de HQ’s da parte de teólogos e estudiosos de religião. A presente comunicação pretende apresentar um histórico das (por enquanto) poucas abordagens às HQ’s na perspectiva de estudos teológicos e, com base em teóricos como Tzvetan Todorov e Umberto Eco, apresentar como exemplo desta abordagem a estória X-Men – Deus ama, o homem mata, de Chris Claremont (argumento) e Brent Anderson (arte), de 1982. Em sua conclusão, o artigo irá expor, com base na teologia de Paul Tillich, o conceito de salvação veiculado na mencionada estória.

Author Biography

Carlos Ribeiro Caldas Filho, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Minas

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), pós-doutor em Teologia (PNPD-CAPES) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

References

FONTE PRIMÁRIA

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Published

2017-12-21

How to Cite

Caldas Filho, C. R. (2017). Das HQ’s como discurso teológico: análise de x-men – deus ama, o homem mata, de Chris Claremont na perspectiva da soteriologia de Paul Tillich. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 7(14), 70–90. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p70-90