A Paixão de Jesus segundo François Cavanna
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p130-154Keywords:
Bíblia, Jesus, Hipertextualidade, Paratextualidade, François CavannaAbstract
Partindo de uma perspectiva transtextual, o presente artigo propõe uma abordagem de Les aventures du petit Jésus, obra que foi escrita pelo jornalista e desenhista humorístico François Cavanna, um dos fundadores do jornal francês Charlie Hebdo. Junto com Les aventures de Dieu, Les aventures du petit Jésus formam uma única obra, que foi intitulada Les Écritures e publicada em 1982. Apoiando-se teoricamente em Gérard Genette – o que será feito a partir dos conceitos de paratextualidade e hipertextualidade tal como aparecem na obra Palimpsestes (1982) – toma-se como horizonte de análise as evidentes interconexões que Les aventures du petit Jésus estabelecem com Evangelhos canônicos da Bíblia. No presente estudo, Les aventures du petit Jésus são consideradas como reescrituras artísticas de narrativas que hipotextualmente pertencem aos Evangelhos bíblicos. O foco das análises recairá sobre a personagem central tanto dos Evangelhos quanto da obra de François Cavanna, a saber, Jesus. A Paixão de Jesus segundo Cavanna será o ponto de chegada do presente texto.
References
ARAMBASIN, Nella. La conception du sacré dans la critique d'art en Europe entre 1880 et 1914. Genève: Droz, 1996.
AZUELA, Cristina. Quelques traces du trickster dans la littérature médiévale. Grenoble, Revue IRIS, n. 32 (Espaces Mythiques), 2011.
CAVANNA, François. As Sagradas Escrituras. Publicações Dom Quixote: Lisboa, 1986.
CAVANNA, François. Les Écritures: les aventures de Dieu et du petit Jésus. Paris: Albin Michel, 2002.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris: Éditions du Seuil, 1982.
GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Éditions du Seuil, 1987.
GENETTE, Gérard. L'Œuvre de l'art. Paris: Éditions du Seuil, 2010.
GERVEREAU, Laurent. Voir, comprendre, analyser les images. Paris: La Découverte, 1997.
GRENIER, Catherine. L'art contemporain est-il chrétien? Nîmes: Jacqueline Chambon, 2003.
JARRY, Alfred. La chandelle verte. Paris: Librairie Générale Française, 1969.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974
LOSCO-LENA, Mireille. Tragique et comique sur les scènes contemporaines: pour une “poétique complexe” . Publications numériques du CÉRÉdI (Actes de colloques et journées d’étude. Rouen, n. 7, 2012. Disponível em: http://ceredi.labos.univ-rouen.fr/public/?tragique-et-comique-sur-les-scenes.html
Acesso em 24. 02. 2020.
SARRAZIN, Bernard. La Bible parodiée. Paris: Les Éditions du Cerf, 1993.
SILVA, Eli Brandão da; LUNA, Huerto Eleutério Pereira de. Salmos e evangelhos por paródias, em poéticas de Luis Augusto Cassas e Murilo Mendes. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v.33, n. 3, 2019: 15-35.
SILVA, Eli Brandão da. O nascimento de Jesus-Severino no auto de natal pernambucano como revelação poético-teológica da esperança: hermenêutica transtexto-discursiva na ponte entre teologia e literatura. 2001. 284 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo.
ZUMSTEIN, Jean. Intratextualité et intertextualité dans la littérature johannique. In: CLIVAZ, Claire [et al.]. Écritures et réécritures: la reprise interprétative des traditions fondatrices par la littérature biblique et extra-biblique. Peeters: Leuven, 2012.