A Poesia de Patativa do Assaré e a opção pelos pobres!
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n13p12.52Palabras clave:
Patativa do Assaré. Opção pelos Pobres. Poesia. Teologia da Libertação. Literatura.Resumen
Resumo
A poesia é a ponte que nos aproxima do sagrado, quando todas as outras pontes estão interditadas. A poesia nos ensina a voar quando nossos pés não conseguem mais experimentar o chão. Antônio Gonçalves da Silva, conhecido internacionalmente como Patativa do Assaré, foi um dos mais autênticos e importantes representantes da cultura popular nordestina. Sob a ótica da Teologia, a partir das intuições fundantes da Teologia da Libertação, pretende-se analisar a poesia do poeta Patativa do Assaré, no recorte em que sua obra sugere e aponta a Opção pelos Pobres. O artigo apresenta a Opção pelos Pobres enquanto refundação de uma utopia. A Opção pelos Pobres é atual, necessária e útil e deve ser vivida, assumindo todas as consequências até o martírio, pois Patativa do Assaré, mesmo não sendo um teólogo, procurou ser sempre um poeta coerente com suas escolhas; dentre elas nunca abriu mão da verdade, da justiça, da liberdade e de viver no meio do povo. Pode-se afirmar que no fundo, mais importante do que a Teologia e a Literatura, é a libertação do povo, a realização da justiça que leve o povo a viver com dignidade e em fraternidade.
Citas
ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu Canto cá – filosofia de um trovador nordestino. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ASSARÉ, Patativa do. Digo e não peço segredo. São Paulo: Escrituras, 2001.
ASSARÉ, Patativa do. Inspiração Nordestina. São Paulo: Hedra, 2003.
ASSARÉ, Patativa do. Ispinho e Fulô. São Paulo: Hedra, 2005.
BÍBLIA: Nova Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus, 2015.
BINGEMER, Maria Clara L. Jesus Cristo: Servo de Deus e Messias Glorioso. São Paulo: Paulinas, 2013.
BINGEMER, Maria Clara. Teologia e literatura (afinidades e segredos compartilhados). Vida Pastoral: maio-junho. São Paulo: Paulus, 2014, p. 3-8.
BRITO, Antonio Iraildo Alves de. Patativa do Assaré porta-voz de um povo – as marcas do sagrado em sua obra. São Paulo: Paulus, 2010.
BRITO, Antonio Iraildo Alves de. Patativa do Assaré: uma voz poética e profética do Brasil profundo. Vida Pastoral, São Paulo, n. 296, p. 23-32, mai./jun. P2014.
CARVALHO, Gilmar de. Cem Patativa. Fortaleza: Omni Editora, 2010.
CARVALHO, Gilmar de. Patativa Poeta Pássaro do Assaré. 2.ed. Fortaleza: Omni Editora Associados, 2002.
CELAM. Documento de Aparecida – Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado LatinoAmericano e do Caribe. São Paulo: Paulus / Paulinas, 2013.
COBRA, Cristiane Moreira. Patativa do Assaré – Uma hermenêutica criativa: a reinvenção da religiosidade na nação semiárida. São Paulo: Dissertação. 2006.
COMBLIN, José. Jesus de Nazaré. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2011.
COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.
FEITOSA, Luiz Tadeu. Patativa do Assaré – A trajetória de um canto. São Paulo: Escrituras, 2003.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus/Edições Loyola.
GESCHÉ, Adolphe. O Cristo. São Paulo: Paulinas, 2004.
JOÃO XXIII. Nuntius Radiophonicus. Roma: 11 set. 1962. Disponível em < http://www.vatican.va>. Acesso em 20 nov. 2015.
LIBANIO, João Batista. Concílio Vaticano II – Em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MANZATTO, Antonio. Jesus Cristo. In: DICIONÁRIO DO CONCÍLIO VATICANO II. São Paulo: Paulinas / Paulus, 2015.
MANZATTO, Antonio. PASSOS, J. Décio. MONNERAT, José Flávio. A Força dos Pequenos – Teologia do Espírito Santo. São Paulo: Paulus, 2013, p. 9-10.
PAGOLA, José Antonio. Jesus Aproximação Histórica. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
SANTANA, Tiago. CARVALHO, Gilmar de. Patativa do Assaré – o sertão dentro de mim. São Paulo: Edições SESC-SP, 2010.
SANTOS, Maria Ferreira dos. Aspectos Sociológicos na Poesia de Patativa do Assaré e o Drama da Triste Partida. Crato: A Província Edições, 1993.
SOBRINO, Jon. Jesus, o Libertador – a História de Jesus de Nazaré. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
SUESS, Paulo. Dicionário de Aparecida – 42 palavras-chave para uma leitura pastoral do Documento de Aparecida. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
VILLAS BOAS, Alex. Teologia e Poesia – a busca de sentido em meio às paixões em Carlos Drummond de Andrade como possibilidade de um pensamento poético teológico. Sorocaba: Crearte Editora, 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.