E O FILME GEROU O LEITOR: UM ESTUDO SOBRE AS CRÔNICAS DE NÁRNIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p252-275Palabras clave:
C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia, Sistema literário, Polissistema, Sociologia da leituraResumen
Este artigo tem por objetivo discutir a recepção de AsCrônicas de Nárnia no Brasil. Para isso, fez-se um estudo apoiado na teoria do sistema literário e polissistema juntamente com os dados numéricos de produção editorial do livro fornecidos pela Editora W Martins Fontes (casa publicadora responsável pela produção da obra no Brasil). Como metodologia, esta pesquisa refletiu sobre a obra de C. S. Lewis levando em consideração o autor, a obra e o público receptor com o intuito de mostrar as várias possibilidades de estudo do universo artístico de Lewis. Além disso, o impulso que o lançamento da adaptação fílmica de 2005 causou na venda do livro foi observado pela lente do polissistema, delinenado-se, então, de que forma uma produção artística pode impulsionar um outro sistema artístico (como aconteceu a produção literária de As Crônicas de Nárnia no Brasil). Como resultado dessa discussão percebeu-se que o filme gerou o leitor.
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