Jean Valjean
memórias do Bispo Myriel
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p273-296Palabras clave:
Bispo Myriel, Jean Valjean, Humanização, Memória.Resumen
No romance Os Miseráveis, escrito por Victor Hugo no século XIX, o Bispo Myriel é representado como agente da transformação espiritual do protagonista. Sua importância legitima-se após ter sido roubado por Jean Valjean, sendo a indulgência com que reage o dispositivo que reorientará a vida daquele maltrapilho recém-liberto da prisão. Na mente do transgressor, o êxtase mental que se segue ao indulto deflagra intenso fenômeno: o redimido incorpora seu redentor. A partir desses fatos, este estudo, por meio da leitura, análise e pesquisa bibliográfica, tem por objetivo compreender e refletir sobre a representação do fenômeno ocorrido com Jean Valjean. O percurso teórico realiza associações sobre propriedades espirituais da literatura, tomando como base a dupla horaciana “duci e utile”, a função de humanização da literatura e a instância da memória. Observa-se que a obra ultrapassa a natureza estética, propiciando o estabelecimento de relações psíquicas associadas à visão de mundo e ao movimento da sensibilidade.
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