Grupo de pesquisa REPLUDI/PUC Minas e sua linha de pesquisa Religião, Linguagem e Literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p65-87Palabras clave:
Repludi, Grupo de pesquisa, Teopoética, LinguagemResumen
Este artigo apresenta a linha de pesquisa Religião, Linguagem e Literatura, que integra o grupo de pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo (REPLUDI), ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. O texto descreve algumas atividades do grupo, em seu conjunto, e, mais particularmente, a produção acadêmica da linha, bem como as referências teóricas e metodológicas que sustentam suas pesquisas. O objetivo principal deste relato, repercutindo o que a revista Teoliterária tem realizado em seus 10 anos de existência, associa-se ao interesse de compartilhar nossas pesquisas com outros pesquisadores e grupos que debatem as interfaces entre teologia/ciências da religião e literatura. Os dados históricos e bibliométricos aqui apresentados foram buscados no site do PPGCR, nas redes sociais do grupo de pesquisa e na plataforma lattes. As questões teóricas e metodológicas foram extraídas das produções acadêmicas dos pesquisadores.
Citas
ALTER, Robert. A arte da narrativa bíblica. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BARCELLOS, José Carlos. O drama da salvação: espaço autobiográfico e experiência cristã em Julien Green. Juiz de Fora: Ed. Subiaco, 2008.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CAMPOS, Haroldo de. Qohélet: o que sabe. São Paulo: Perspectiva, 1991.
CANTARELA, Antonio Geraldo. A produção acadêmica em Teopoética no Brasil: pesquisadores e modelos de leitura. Teoliterária, São Paulo, v. 8, n. 15, p. 193-221, 2018.
COSTA LIMA, Luiz (org.). Teoria da literatura em suas fontes. 2 volumes. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
COSTA LIMA, Luiz. História, ficção, literatura. São Paulo, Companhia das Letras, 2006.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 3.ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.
FLUSSER, Vilém. Los gestos: fenomenologia y comunicación. Barcelona: Herder, 1994.
FRYE, Northrop. Código dos códigos: a Bíblia e a literatura. São Paulo: Boitempo, 2004.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris, France: Éd. du Seuil, 1982.
GROSS, Eduardo. Modelos hermenêuticos para a percepção do religioso na literatura. In: HUFF, Arnaldo Érico; RODRIGUES, Elsa. (Orgs.) Experiências e interpretações do sagrado. São Paulo: Paulinas, 2012.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.
KUSCHEL, Karl-Josef. Os escritores e as escritura: retratos teológico-literários. São Paulo: Loyola, 1999.
LOTMAN, Iuri M. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Valencia: Frónesis, 1996.
MAGALHÃES, Antonio Carlos de Melo. Deus no espelho das palavras: teologia e literatura em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2000.
MALANGA, Eliana Branco. A Bíblia Hebraica como obra aberta: uma proposta interdisciplinar para uma semiologia bíblica. São Paulo: Humanitas; Fapesp, 2005.
MANZATTO, Antonio. Teologia e literatura: reflexão teológica a partir da antropologia contida nos romances de Jorge Amado. São Paulo: Loyola, 1994.
MILES, Jack. Deus: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza (org.). Linguagens da religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e linguagem: proposta de articulação de um campo complexo. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 240-261, abr./jun..2016.
POLO CABEZAS, Teodoro. San Juan de la Cruz: la fuerza de un decir y la circulación de la palabra. Madrid: Editorial de Espiritualidad, 1993.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Ed. 70, 1973.
TILLICH, Paul. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.
TILLICH, Paul. Teologia Sistemática: três volumes em um. 5.ed. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2005.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.