Sem a carne a alma não existe” Uma interlocução contemporânea entre Tertuliano de Cartago (A Ressurreição da Carne) e Richard Morgan (Carbono Alterado)
DOI :
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v9n18p411-442Mots-clés :
capa, cartucho, reencapamento, carne, alma, ressurreição.Résumé
Este artigo tem o objetivo de ampliar o diálogo entre a teologia e as produções do “universo fantástico”, particularmente as distopias, que abordam de forma instigante a condição do ser humano no mundo contemporâneo. Faremos uma aproximação temática entre a Ressurreição da Carne, de Tertuliano de Cartago e o romance Carbono Alterado, de Richard Morgan. Esta produção é uma das mais recentes aparições do gênero distopia ou ficção científica. Por sua vez, aquela é uma obra antológica da teologia cristã. É possível um diálogo entre autores tão distantes no tempo e no espaço, com gêneros literários e propósitos tão diferenciados? Cremos que sim, pois ambos abordam uma questão fundamental em torno à constituição do ser humano. Está em jogo a indissociável relação entre corpo e alma, constitutiva do ser humano na antropologia cristã, mas acidental nas tipificações de algumas distopias, de maneira particular na obra contemporânea escolhida. Tertuliano defende a fé cristã, transmitida pela Igreja, cujo fundamento é a ressurreição de Cristo. Morgan constrói um cenário futurístico inquietante, alicerçado na confiança tecnológica. Em ambas as obras, no entanto, há uma interrogação fundamental acerca do que constitui o ser humano, seus anseios, buscas e realização. O resultado da aproximação insólita destas obras, aqui proposta, permite-nos perceber que Carbono Alterado é um sério questionamento aos rumos que o mundo vem tomando. A Ressurreição da Carne é um renovado apelo aos rumos que o mundo pode tomar.
Références
AGOSTINHO (Santo). Confissões. (tradução do latim e prefácio de Lorenzo Mammì). São Paulo: Penguin Companhia das Letras, 2017.
BEZERRA, Cícero Cunha. Jorge Luis Borges e a teologia cristã. Revista Brasileira de Literatura e Teologias – Teoliterária, v. 7, n . 14, 2017: 113-129.
BÍBLIA (A) TEB. Com o Antigo e o Novo Testamento traduzidos dos textos originais hebraico e grego com introduções, notas essenciais e glossário. São Paulo: Paulinas; Loyola, 1995.
BOSIO, G.; COVOLO, E.; MARITANO, M. Tertulliano. In: Introduzione ai Padri della Chiesa. Secoli II e III, Torino: Società Editrice Internazionale, 1991. p. 80-176 (Strumenti della Corona Patrum, 2)
CORBELLINI, Vital. A fé na ressurreição da carne em Tertuliano. Teocomunicação, v. 37, n. 156, jun. 2007: 273-283,
KLAUTAU, Diego Genu. O bem e o mal na Terra Média. A filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Aneis de J.R.R. Tolkien como crítica à modernidade. Tese (Dissertação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.
MAGALHÃES, Antonio. Deus no espelho das palavras: teologia e literatura em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2000.
MORESCHINI, Claudio; NORELLI, Enrico. A literatura cristã da África. Tertuliano. In; História da literatura cristã antiga grega e latina. I. De Paulo à era constantiniana. São Paulo: Loyola, 1996. p. 445-475.
MORGAN, Richard. Carbono alterado. Trad. Edmo Suassuna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
MORGAN, Richard. Anjos partidos. Trad. Márcia Men. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
QUASTEN, Johannes. Gli Africani. Tertulliano, in: Patrologia I. Fino al Concilio di Nicea. Casale Monferrato: Marietti, 1992. p. 493-574.
SANTOS, João Lemos dos. Atravessando o grande abismo: ensaio sobre a vida além da vida na obra de C. S. Lewis. São Paulo: Fonte Editorial, 2010.
TERTULIANO. La resurrezione della carne. Texto latino a fronte. Curatore: Pietro Podolak, Brescia: Morcelliana. 2004 (Letteratura Cristiana Antica, nuova serie 3)
TERTULIANO. La carne di Cristo. De carne Christi. Texto critico di CCL 1. Aem. Kroymann. Introduzione, note e appendice di Attilio Carpin. Bologna: Studio Domenicano, 2015 (I Talenti 16)
VASCONCELLOS, Marcio Simão de. O canto de Aslam: uma abordagem do mito na obra de C. S. Lewis. São Paulo: Reflexão, 2010.
VASCONCELLOS, Marcio Simão de. Teologia e literatura fantástica. A redenção na trilogia cósmica de C. S. Lewis. São Paulo: Reflexão, 2017.
VEITH, Gene. A alma de O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa. Rio de Janeiro: Habacuc, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.