Análise Narrativa da “Jornada em Cafarnaum”(Mc 1,21-39):

Ensinamento na práxis de Jesus

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p132-153

Mots-clés :

Reação, Enredo, Narrativa, Ensinamento, Ação

Résumé

Mediante a análise narrativa, o estudo aborda o texto como um enredo. Propõe uma estrutura unitária, com apresentação da temática, dramatização, clímax, desfecho final, conclusão. A reação dos que presenciam as ações de cura, presentes em número crescente indica a relação literária-temática entre as cenas e o desenvolvimento do enredo. Nas ações de Jesus em enredos episódicos se percebe o foco narrativo: ensino-ação em três momentos, com dois episódios relacionados, e com a terceira ação quando Jesus ao entardecer cura e liberta. O enredo é concluído em Mc 1,39 que retoma a temática do ensinamento com autoridade na apresentação em forma de sumário em Mc 1,21-22.

Palavras-chave: enredo, narrativa, ensinamento, ação, reação.

Biographie de l'auteur-e

Vicente Artuso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Teologia Bíblica, Mestrado em Exegese, licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Professor do Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). Contato: vicenteartuso@gmail.com

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Publié-e

2021-12-23

Comment citer

Artuso, V. (2021). Análise Narrativa da “Jornada em Cafarnaum”(Mc 1,21-39):: Ensinamento na práxis de Jesus. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 11(25), 132–153. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p132-153