Autor, leitor, texto. Sobre leitura como jogo e seus referenciais pragmáticos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p193-218

Mots-clés :

intentio auctoris, intentio lectoris, intentio operis, jogos de leitura

Résumé

Proposta de solução do conflito das intenções (intentio auctoris, intentio lectoris e intentio operis) conforme expresso em Interpretação e superinterpretação, de Umberto Eco. O caminho metodológico consiste nos seguintes passos: a) com base em Johan Huizinga, aplicar a noção de jogo à prática de leitura, estabelecendo o fato de que as regras de interpretação constituem função específica de cada jogo de leitura; b) discernir os tipos de jogos de leitura com base nos três tipos de pragmática: estática, política e heurística; c) com base em Peirce, assumir cada uma das três instâncias de sentido o papel de referencial semiótico de um específico tipo de jogo de leitura; d) concluir que a pluralidade de interpretações possíveis de um texto constitui função da aplicação das regras internas de cada jogo de leitura. Conclui-se, de um lado, que jogos estéticos e jogos políticos de leitura produzem potencialmente infinitas interpretações e que apenas jogos heurísticos de leitura efetivamente podem impor limites para a interpretação, e, de outro, que o resultado de cada um desses jogos de leitura só pode ser avaliado com base nas suas próprias regras.

Biographie de l'auteur-e

Osvaldo Luiz Ribeiro, Faculdade Unida de Vitória

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ. Professor da Faculdade Unida de Vitória.
Contato: osvaldo@faculdadeunida.com.br

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Publié-e

2022-12-22

Comment citer

Ribeiro, O. L. (2022). Autor, leitor, texto. Sobre leitura como jogo e seus referenciais pragmáticos. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 12(28), 193–218. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p193-218