A MIRAÇÃO DAIMISTA E O VIRTUAL: CORRELAÇÕES E DIFERENÇAS
Palavras-chave:
Santo Daime, religião, virtual, psicologia social.Resumo
o presente artigo foi escrito no âmbito da pesquisa para a dissertação de mestrado em Psicologia Social da UERJ, sobre aspectos psicossociológicos da doutrina do Santo Daime. Nele procuraremos conceituar, primeiramente, a miração daimista (estado alterado de consciência que ocorre após a ingestão do chá – Daime) e o conceito de virtual proposto pelo filósofo Pierre Lévy. A partir disso, discutiremos semelhanças e diferenças que contribuem para a compreensão do fenômeno da miração e do conceito de virtual. Concluímos que existem diferenças entre o virtual e a miração, embora ambos sejam instrumentos valiosos para a construção do pensamento humano e da realidade social. Os dois conceitos têm, além disso, algo em comum: são temas ainda pouco estudados pela psicologia social, apresentando aspectos fundamentais na relação indivíduo-sociedade.Downloads
Como Citar
Maria Clara Rebel Araújo, M., & Vieralves-Castro, R. (2012). A MIRAÇÃO DAIMISTA E O VIRTUAL: CORRELAÇÕES E DIFERENÇAS. Último Andar, (13), 36–44. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/12689
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.