UMA REFLEXÃO SOBRE O ARQUÉTIPO DA GRANDE MÃE NO ÍCONE DE NOSSA SENHORA MÃE DO BOM CONSELHO
Palavras-chave:
arquétipo, ícone, mãe, criança.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o arquétipo da Grande Mãe, a partir da abordagem junguiana, analisando o quadro ou ícone de Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho. O ponto de partida é a devoção dos frades da Ordem de Santo Agostinho, que administram o Santuario Maddona Del Buon Consiglio, em Genazzano, na Itália, e têm-na como Mãe especial de sua Ordem religiosa. Perscrutando as figuras da mãe e do filho, presentes no quadro, a reflexão recairá sobre elementos do arquétipo da Grande Mãe e do arquétipo da Criança, concluindo que essa obra religiosa está carregada de elementos da psique humana, entre os quais o encontro dialético do desejo de refúgio e aconchego com o desejo de luz e de consciência.Downloads
Como Citar
de Abreu Araujo da Silva, R. (2012). UMA REFLEXÃO SOBRE O ARQUÉTIPO DA GRANDE MÃE NO ÍCONE DE NOSSA SENHORA MÃE DO BOM CONSELHO. Último Andar, (14), 22–31. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/12894
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.