SEXO SAGRADO: UMA DIVAGAÇÃO ORIENTALISTA DA OBRA TEOREMA, DE PASOLINI
Palavras-chave:
Pasolini, Teorema, sexo, samadhi, espiritualidade.Resumo
Este artigo é uma análise da obra Teorema, de Pier Paolo Pasolini, sob a ótica da espiritualidade e filosofia hindus; a ideia, longe de insinuar qualquer intenção do autor em realizar uma abordagem espiritual como a tratada no artigo (num universo em que nada se aproxima da temática pasolinina), é de fazer com que possamos, de maneira bastante livre, aproximar ideias e contextos de culturas diferentes entre si e criar um diálogo que estimule a compreensão de um objeto a partir de outro. O ponto de ruptura dos personagens se dá através do sexo, e a divagação, como colocada no título desse artigo, ocorre no âmbito da espiritualidade.Downloads
Como Citar
Giordano Nogueira, P. C. (2012). SEXO SAGRADO: UMA DIVAGAÇÃO ORIENTALISTA DA OBRA TEOREMA, DE PASOLINI. Último Andar, (14), 60–68. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/12897
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.