Nova Gokula: uma escolha racional para os devotos de Krishna no Brasil
Palavras-chave:
escolha racional, religião, Hare Krishna, adaptabilidade.Resumo
A teoria da escolha racional afirma que nossas escolhas envolvem a ponderação entre custos-benefícios, buscando maximizar os benefícios. As escolhas religiosas são escolhas racionais, mas o valor percebido de um compensador religioso só é estabelecido por meio de trocas e interações sociais, os indivíduos só admitem um compensador religioso como menos arriscado e mais valioso quando este é promovido, produzido ou consumido coletivamente. A religião é um fenômeno social e a fé corresponde a um produto social, em Nova Gokula é restrito o poder religioso de estabelecer valor aos compensadores oferecidos, devido ao número diminuto de membros do grupo social que seria responsável pela legitimação dos compensadores, trata-se de uma rede fechada. As adaptações do movimento Hare Krishna constituem uma tentativa racional de adaptabilidade às novas condições sociais, visando sua permanência e expansão.Downloads
Como Citar
Moreira Cobra, C. (2013). Nova Gokula: uma escolha racional para os devotos de Krishna no Brasil. Último Andar, (16), 15–26. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13262
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.