Dos terreiros de candomblé à natureza afro-religiosa
Palavras-chave:
natureza, cultura, tradição, sociedade.Resumo
Propõem-se aqui, discutir alguns dos valores atribuídos ao conceito de natureza e Orixá, assim como, sua materialidade e representação nos terreiros de candomblé. Parte-se do pressuposto de que o conceito de natureza para os membros que compõem as comunidades de santo está diretamente ligado à prática de culto aos Orixás e suas referências mitológicas. Neste sentido, o texto apresentará uma breve contextualização do conceito de natureza nas sociedades tradicionais africanas particularmente dos Iorubás e nos terreiros de candomblé, a fim de compreender seus referenciais míticos e simbólicos.Downloads
Como Citar
Melo, E. (2013). Dos terreiros de candomblé à natureza afro-religiosa. Último Andar, (16), 27–36. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13263
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.