Caseiras pentecostais: mulheres felizes
Palavras-chave:
caseiras, trânsito religioso, saúde, Pentecostalismo e Tijuco Preto.Resumo
O artigo reproduz parte do terceiro capítulo da dissertação de mestrado Caseiras Pentecostais: Mulheres Felizes. O trânsito religioso em Vargem Grande Paulista. Reproduz o discurso de mulheres caseiras, residente no bairro do Tijuco Preto, em Vargem Grande Paulista, que deixaram a Igreja Católica e foram para o Pentecostalismo. Elas reclamam das inúmeras dificuldades no tempo católico, em especial problemas de saúde e de falta de emprego e, depois da adesão ao pentecostalismo, se declaram felizes.. As caseiras contam ainda um pouco do seu cotidiano de trabalhadoras residentes num bairro periférico da Região Metropolitana de São Paulo e as carências provenientes dessa situação, como escassez de transporte público, hospitais e obstáculos para chegar à escola.Downloads
Como Citar
Matos, T. (2013). Caseiras pentecostais: mulheres felizes. Último Andar, (16), 73–106. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13267
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.