A CONSTRUÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA ATUAL LDB

Autores

  • Robson Stigar PUC-SP

Palavras-chave:

Ambigüidade - Ensino Religioso – LDB - lobby

Resumo

A Hipótese que apresentei nesta pesquisa é que a concepção de Ensino Religioso apresentada no artigo 33 da atual LDB seria uma concepção “mista” e constituída por uma composição de varias correntes e interesses. Supomos que a atual redação do artigo 33 da LDB teria sido uma saída estratégica e política para agradar os vários grupos religiosos e não religiosos existentes na sociedade brasileira, principalmente a CNBB, o FONAPER, os evangélicos, as demais instituições religiosas e também o próprio grupo do NÃO, que milita pela exclusão do Ensino Religioso no espaço escolar. Essas correntes, cujos lobbies se fizeram presente no congresso nacional, levaram a uma lei de consenso, por natureza ambígua, que reflete seus interesses divergentes.

Biografia do Autor

Robson Stigar, PUC-SP

Mestre em Ciências da Religião – PUCSP

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Como Citar

Stigar, R. A CONSTRUÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA ATUAL LDB. Último Andar, (18), 3–12. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13289

Edição

Seção

Artigo