DOM QUIXOTE: LITERATURA E RELIGIOSIDADE

Autores

  • Marielle de Souza Vianna EST

Palavras-chave:

Don Quixote, literatura, religiosidade, vivência.

Resumo

Esta pesquisa investiga as relações entre literatura e religiosidade elaboradas a partir da experiência vivida por um grupo de estudantes idosos de diferentes credos religiosos, tendo como base a leitura e a interpretação da obra Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes. O que impulsionou os movimentos desta investigação foram as discussões acerca da interculturalidade religiosa, que aconteceram durante a realização de saraus literários nos quais foram lidas e interpretadas passagens selecionadas (que abordavam a questão do analfabetismo na fase adulta, o desejo de saber e a interculturalidade religiosa) da obra cervantina com uma turma de alfabetização de idosos, cuja idade variava entre 60 e 83 anos, numa escola municipal de Porto Alegre, em 2006.

Biografia do Autor

Marielle de Souza Vianna, EST

Licenciada em Pedagogia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Mestre em Teologia (Escola Superior de Teologia – EST), Doutoranda em Teologia (Escola Superior de Teologia – EST, RS, Brasil).

Downloads

Como Citar

de Souza Vianna, M. DOM QUIXOTE: LITERATURA E RELIGIOSIDADE. Último Andar, (18), 13–23. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13290

Edição

Seção

Artigo