A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO PRÉ-HISTÓRICA DO UNIVERSO RELIGIOSO
Palavras-chave:
Pré-história, Arte Rupestre, Universa Religioso, TranscendenteResumo
Essa produção textual apresenta um levantamento de um estudo sobre as primeiras manifestações do sagrado. Essas manifestações foram datadas no Paleolítico Superior através dos estudos realizados pela arqueologia. Essas pesquisas tiveram as contribuições de disciplinas que auxiliaram a arqueologia, uma vez que nesse período não havia documentos escritos sobre a história do homem pré-histórico. O estudo foi feito a partir da cultural material deixada pelos primitivos. Os autores que possibilitaram a realização desse estudo de forma que venha a contribuir com a temática foram Eliade, Lévi-Strauss, Martin, Mithen. Os trabalhos dos autores evidenciam a importância de se realizar pesquisas voltadas para a arte rupestre. Buscando assim entendê-la e descobrir informações importantes como aponta Eliade que os registros rupestres foram os primeiros indícios que proveram os momentos iniciais da busca do ser humano e o seu transcendente, ou seja, a primeira manifestação do sagrado.Downloads
Como Citar
Duarte, P. (2013). A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO PRÉ-HISTÓRICA DO UNIVERSO RELIGIOSO. Último Andar, (21), 145–162. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13988
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.