PODERIA EXISTIR MAGIA NO PENTECOSTALISMO?
Palavras-chave:
Assembleia de Deus, magia, pentecostalismo, racionalizaçãoResumo
Na memória de homens e mulheres que migraram para a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, nome e metáfora ao mesmo tempo, construíram em seu imaginário o lugar da terra prometida, como centro do mundo, em que a realidade e desejo se misturam e sobrepõem-se para afirmar que, em fim, tudo valeu a pena. A vida agora é melhor que antes. Comum a todas são as experiências de peregrinação por vários lugares, sempre buscando um horizonte de vida melhor, quando não simplesmente empurrados por contingências, a maioria das vezes, fora de seu controle. Como uma rede invisível de incontáveis sentidos e imaginários, a religião emerge deste universo articulando poderes, saberes e energias, conferindo identidades a grupos e indivíduos, identidades estas também abertas e em gestação com o espaço recentemente ocupado.Downloads
Publicado
2013-10-19
Como Citar
José Barbosa, F. (2013). PODERIA EXISTIR MAGIA NO PENTECOSTALISMO?. Último Andar, (22), 24–34. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/16968
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.