A EDUCAÇÃO LIBERTADORA E OS FATORES QUE INTERFEREM NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Autores

  • Terezinha Sueli de Jesus Rocha PUC-PR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Palavras-chave:

Conscientização, Emancipação, Educação Libertadora

Resumo

Este artigo objetiva percorrer a trajetória da educação libertadora na realidade social brasileira, refletindo sobre a necessidade de se repensar a sua ação no contexto atual. Ao se fazer a articulação entre a realidade da época em que a educação libertadora nasceu tendo como objetivo responder aos apelos de libertação destes povos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, busca-se um caminho para as respostas às questões da sua ação na atualidade. Quando tratadas as funções do processo educacional dentro do contexto de uma sociedade, necessário se faz considerar as abordagens que dão conta de cada situação. O desafio deste tema é enorme, pois esta concepção de educação extrapola os ambientes acadêmicos tendo o ser humano como referência. Para a realização deste trabalho, utilizou-se pesquisa bibliográfica e consultas de artigos científicos.

Biografia do Autor

Terezinha Sueli de Jesus Rocha, PUC-PR

Mestre em Teologia da PUC-PR

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Doutor em Ciência da Religião, líder do grupo de Pesquisa Educação e Religião.

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Como Citar

Sueli de Jesus Rocha, T., & Rogério Azevedo Junqueira, S. (2013). A EDUCAÇÃO LIBERTADORA E OS FATORES QUE INTERFEREM NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Último Andar, (22), 83–100. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/16972

Edição

Seção

Artigo