SACRALIDADE E FENÔMENOS TRANSICIONAIS: AUTENTICIDADE DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS COMO FONTE DA MATURIDADE ESPIRITUAL
Palavras-chave:
sacralidade, fenômenos transicionais, desenvolvimento religiosoResumo
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento religioso e na visão winnicottiana de objeto transicional, este artigo aborda o processo de desenvolvimento da noção de sacralidade no ser humano, e de como tal processo está relacionado à capacidade de abstração possibilitada pela transição entre os mundos subjetivo e objetivo, considerando as analogias da confiança e da imaginação como chaves da constituição da identidade religiosa, que é tanto mais autêntica quanto mais maduro for o manejo do sujeito da mediação simbólica.Downloads
Como Citar
De Franco, C. (2014). SACRALIDADE E FENÔMENOS TRANSICIONAIS: AUTENTICIDADE DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS COMO FONTE DA MATURIDADE ESPIRITUAL. Último Andar, (24), 85–94. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/21523
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.