A RELIGIO DO CRISTIANISMO PRIMITIVO: ARTE, SÍMBOLOS E RESIGNIFICAÇÕES NAS CATACUMBAS ROMANAS
Palavras-chave:
cristianismo primitivo, religião, linguagem simbólica, experiência religiosa, necessidades humanasResumo
Das imagens pictóricas, símbolos e inscrições funerárias expressas nos afrescos e epitáfios das catacumbas romanas, emerge uma reflexão sobre a capacidade simbólica do homem, e neste caso, a experiência religiosa dos primeiros Cristãos. A liberdade de expressão por meio da arte e da linguagem simbólica desta nova religio nos remete à dimensão interior e às práticas dos primeiros cristãos, um tipo de simbolismo de que a espiritualidade se servia tanto no mundo cotidiano como na esperança em um mundo por vir. Essa religião caminhava junto às necessidades humanas, com a função de superar o sofrimento em uma sociedade que emergia de um contexto cultural, social, político e econômico propício a este anseio, promovendo assim, uma nova forma de comunicação e interação social aos convertidos.Downloads
Como Citar
Martins, A. C. R. (2015). A RELIGIO DO CRISTIANISMO PRIMITIVO: ARTE, SÍMBOLOS E RESIGNIFICAÇÕES NAS CATACUMBAS ROMANAS. Último Andar, (25), 77–102. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/24646
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.