EPISTEM(A)LOGIA DO NUMEN E DO SUBLIME
Palavras-chave:
epistemalogia, Bergson, numen, sublimeResumo
Por “epistemalogia” sugerimos uma argumentação que sustenta que apenas a arracionalidade poderia nos trazer conteúdos unívocos à percepção. Esta hipótese peculiar, que contraria o logocentrismo onde a história intelectual se aninhou por milênios, anseia novos instrumentos para manejarmos objetos fugidios mas relevantes da experiência humana. Aqui sugerimos que a religião e a arte carregam temas cruciais para tal investigação. Enquanto nossa base epistemológica se ancora em Henri Bergson, tomamos como exemplos para essa argumentação o numen de Rudolf Otto – inefável saturado da experiência mística – e o sublime de Edmund Burke – inefável saturado da experiência estética. A partir desta premissa e destes conceitos, também lançamos vislumbres sobre sua possível expressibilidade.Downloads
Como Citar
Altran, J. (2015). EPISTEM(A)LOGIA DO NUMEN E DO SUBLIME. Último Andar, (25), 121–144. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/24648
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.