NICAN MOPOHUA E JUAN DIEGO: A CONSTRUÇÃO DE UM MENSAGEIRO
Palavras-chave:
Juan Diego, Nican Mopohua, catequizado, mensageiro, MéxicoResumo
O processo de conquista do Centro do México teve por característica os novos templos cristãos e a chegada de uma imagem que deu origem à Nossa Senhora de Guadalupe mexicana. O objetivo desse artigo é verificar a representação de Juan Diego como mensageiro de uma nova fé cristã, através da narração das aparições da Virgem de Guadalupe - 1531. Foi utilizada a análise textual da versão em espanhol da narrativa Nican Mopohua, 1978. Apontou-se que o indígena passou a assumir parâmetros colonizadores e aparece, assim, como catequizado. Ficou esclarecido que os elementos formadores de Juan Diego não se restringem a elementos Cristãos ou ancestrais, mas sim de um movimento de junção cultural, o que acabou gerando nos habitantes do México um sentimento de unidade e, por essa razão, o indígena atuou como mensageiro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.