O LOCUS HERMENÊUTICO DE BARTOLOMEU DE LAS CASAS
Palavras-chave:
Las Casas, Locus hermenêutico, colonialismo, pensamento críticoResumo
Este artigo propõe investigar a forma que o clérigo do século XVI, Bartolomeu de las Casas, construiu sua crítica ao sistema colonizador espanhol, do qual ele mesmo participou como encomendero. Partimos da constatação de que Las Casas, ao entrar em contato com a prática de submissão dos povos nativos americanos pelos espanhóis, se indignou e mudou sua postura, passando a considerá-los como vítimas de atrocidades que eram cometidas em nome da conquista da América. Para isso, apresentaremos uma síntese de sua trajetória nas colônias e de sua estratégia argumentativa, que se converteu em crítica profética à modernidade nascente. Depois, destacaremos um evento importante de sua obra – a Controvérsia entre Las Casas e Sepúlveda – mais conhecida como Disputa de Valladolid, onde Las Casas empreende uma forte crítica àquilo que ele classifica como perdição e morte de tão infinitas gentes. Nosso objetivo é de analisar a forma como este frei dominicano teve um deslocamento teórico e prático, indo de colonizador a defensor da humanidade dos povos nativos da América. Pretendemos apontar a preponderância do locus hermenêutico através do qual ele construiu sua crítica, que se constituiu crítica teológica e jurídica. Esperamos com este trabalho destacar o processo como este personagem se manifestou como voz contraditória ao processo nascente de colonização, considerando a necessidade de relermos estas obras como forma de referenciar novos lugares hermenêuticos para o pensamento crítico.Downloads
Como Citar
Barbosa, A. M. (2015). O LOCUS HERMENÊUTICO DE BARTOLOMEU DE LAS CASAS. Último Andar, (26), 059–074. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/26125
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.