BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO: PRIMEIRO PASSO PARA OS PERCURSOS DA APRENDIZAGEM DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino Religioso, Formação de professores, Ciência(s) da(s) Religião(ões)

Resumo

O presente artigo “Base Nacional Comum Curricular do Ensino Religioso: primeiro passo para os percursos da aprendizagem dessa área do conhecimento”, tem como objetivos apresentar um pouco da trajetória do Ensino Religioso no Brasil, destacando características de uma disciplina imposta e de certa forma marginalizada e posteriormente com status de área do conhecimento; discutir a sua presença na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as implicações legais, destacar que assim como as demais áreas do conhecimento, o Ensino Religioso se insere também no bojo das disciplinas que buscam entender as características e necessidades cognitivas do educando, ou seja, os Direitos de aprendizagem que vão permear a aprendizagem dos/as alunos/as. A metodologia utilizada se deu a partir de pesquisas sobre a BNCC e entrevistas com pesquisadores que estudam a área do conhecimento e professores/as que desenvolvem a docência da disciplina. Finaliza apresentando alguns desafios que são colocados para a disciplina, pois se trata de um “novo olhar” que direciona para uma formação de professores/as de Ensino Religioso com ênfase na aprendizagem escolar. Assim infere-se que será necessário amadurecer as nuances que perpassam a(s) Ciência(s) da(s) Religião (ões), graduação pretendida para subsidiar as bases epistemológicas e pedagógicas do Ensino Religioso.

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Publicado

2016-09-30

Como Citar

de Freitas, E. M. L. M. (2016). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO: PRIMEIRO PASSO PARA OS PERCURSOS DA APRENDIZAGEM DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO. Último Andar, (28), 043–058. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/29726

Edição

Seção

Artigo